A Personalidade e a Saúde Mental

 

Você sabe quais os principais fatores de influência na construção da personalidade?

Você sabia que a construção da personalidade tem grande influência na saúde mental?

Você sabia que as dificuldades, os desafios, as perdas e também as frustações têm um papel importante na formação da personalidade?

E você sabia também que a personalidade tem grande influência na forma como a pessoa lida com as dificuldades, na forma como a pessoa lida com os desafios, na forma como a pessoa lida com as perdas e na forma como a pessoa lida com as frustrações?

A personalidade é formada principalmente a partir da herança genética, dos traços genéticos que recebemos dos nossos pais, das experiências que vivenciamos, principalmente as mais marcantes e com maior relevância as experiências vivenciadas na primeira infância e até durante o período da gestação, e também da forma como percebemos o mundo a nossa volta. Esse é o tripé principal da formação da personalidade.

Segundo Winnicott, psicanalista inglês, a infância é um processo gradual de formação de crenças. Formação de crenças em pessoas e formação de crenças em coisas. E esse período, a infância, é elaborado aos poucos, através das experiências vivenciadas.

Experiências satisfatórias, aonde as necessidades são atendidas e justificadas, e experiências ruins, aonde o medo, a frustração, a raiva, o ódio e a dúvida também podem surgir.

Sendo assim, o ambiente familiar precisa ser estruturado o suficiente para atender as necessidades da criança e precisa também ser estruturado o suficiente para lidar com os sentimentos de medo e de frustração e para conter os sentimentos de raiva, ódio e dúvidas demonstradas pelo comportamento da criança.

Se uma pessoa teve a sorte de crescer em um lar ao lado de pais afetivos, dos quais pôde contar com apoio incondicional, conforto e proteção, mas também contenção dos seus impulsos negativos, consegue desenvolver estruturas psíquicas suficientemente fortes e seguras para enfrentar as dificuldades da vida cotidiana de forma equilibrada e saudável.

Caso contrário, se a criança sofreu algum tipo de abandono – abandono real ou abandono imaginário ou se a criança sofreu algum tipo de agressão - agressão física ou psicológica/emocional, se a criança cresceu em um ambiente tóxico, ou se a criança cresceu em um ambiente que não foi forte o suficiente para lidar e para conter os seus impulsos negativos,  a tendência é a criança desenvolver mecanismos de autoproteção, muitas vezes em forma de traumas, e também sofrer influência dessas experiências na formação da sua personalidade.

Assim sendo, tanto os traumas desenvolvidos na infância podem se manifestar na personalidade e no comportamento de quem o sofreu, gerando impactos negativos na sua saúde mental e tendo grande influência durante toda a vida do indivíduo afetado. Como também a forma como o ambiente familiar funcionou para atender as necessidades da criança e para conter os seus impulsos negativos, podem contribuir para a formação de uma personalidade segura e saudável, capaz de enfrentar os desafios e as frustrações da vida com serenidade e equilíbrio, ou pode contribuir para a formação de uma personalidade insegura e desequilibrada, que não terá equilíbrio para saber lidar com os desafios, com as frustrações e com as perdas que aconteçam na sua vida.

Segundo John Bowlby, psiquiatra inglês, estudioso do vínculo entre mãe e filho, o comportamento de apego entre a mãe e o seu bebê, além da função de proteção, propicia ao bebê uma série de interações sociais que colaboram para um desenvolvimento saudável da criança.

Assim, é graças a esta proximidade entre a mãe e o seu bebê que o bebê terá oportunidades de ver e explorar o mundo de uma maneira segura, e assim, desenvolver seu cérebro, aprender com os outros de sua espécie, sentir-se parte da espécie, sentir-se acolhido e seguro.

Para John Bowlby, esse vínculo entre a mãe e o seu filho é a fonte de onde irão provir, depois, durante toda a vida da pessoa, todos os futuros vínculos que se estabelecerão pela pessoa durante todo o curso de sua vida.

Para toda a sua vida, a força e a qualidade da relação inicial do bebê com a sua mãe terão influência sobre a qualidade de todos as futuras relações que serão estabelecidas com as outras pessoas e com o mundo.

Se foi formada um vínculo saudável e seguro com a mãe a tendência é construir relações saudáveis e seguros no futuro. Caso contrário. Se o vínculo inicial com a mãe não foi saudável e seguro, a tendência é também construir relações inseguras e não saudáveis no futuro, com todas as outras pessoas e com o mundo.

A saúde mental de uma pessoa influencia diretamente a sua visão de si mesmo, a sua visão do mundo ao seu redor, a sua visão das pessoas do seu convívio. Assim também, influencia diretamente a sua forma de atuar no mundo, a sua forma de atuar consigo mesmo e a sua forma de atuar com as pessoas ao seu redor.

Assim também como a sua personalidade influencia diretamente na sua visão de si mesmo, na sua visão do mundo ao seu redor, na sua visão das pessoas do seu convívio. Assim também, influencia diretamente na sua forma de atuar no mundo, na sua forma de atuar consigo mesmo e na sua forma de atuar com as pessoas ao seu redor.

Dentro desse contexto, podemos deduzir que não é suficiente lidar com os problemas decorrentes dos transtornos mentais sem levar em consideração os traços e as características que formam a personalidade da pessoa na sua totalidade.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada não apenas à sua visão de si mesmo, a sua visão do mundo ao seu redor a forma como atua no mundo, mas também à forma como essa pessoa reage às exigências da vida e ao modo como ela equilibra seus desejos, suas capacidades, suas ambições, suas ideias e suas emoções. Também a forma como essa pessoa responde e age diante das dificuldades, a forma como essa pessoa responde e age diante dos problemas, a forma como essa pessoa responde e age diante dos desafios, a forma como essa pessoa responde e age diante das perdas, a forma como essa pessoa responde e age diante das frustrações.

Pessoas mentalmente saudáveis são capazes de enfrentar os desafios da vida cotidiana com equilíbrio. Pessoas mentalmente saudáveis são capazes de enfrentar os problemas e dificuldades com equilíbrio. Pessoas mentalmente saudáveis são capazes de enfrentar as perdas com equilíbrio. Pessoas mentalmente saudáveis são capazes de enfrentar as frustrações com equilíbrio.

Sendo assim, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha as capacidades necessárias para desempenhar as suas atividades no contexto pessoal, no contexto familiar, no contexto social e no contexto profissional de forma equilibrada, saudável e satisfatória.

E essa promoção da saúde mental precisa levar em consideração o indivíduo na sua totalidade. Principalmente levar em consideração a sua personalidade.

E atuar de forma que o indivíduo possa trabalhar na sua vida o conceito de ressignificação.

Ressignificação no sentido de fazer as pazes com o seu passado.

Ressignificar e fazer as pazes com o passado não significa apagar o passado, nem também significa mudar a personalidade, até porque isso é praticamente impossível, mas significar buscar outros sentidos para os sentimentos em relação ao passado.

Ressignificar significar construir outra visão de si mesmo. Ressignificar significar construir outra visão do mundo. Ressignificar significar construir outra visão das pessoas ao redor. Ressignificar significar construir outra forma de atuar no mundo. Ressignificar significar construir outra forma de lidar com as pessoas. Ressignificar significar construir outra forma de lidar consigo mesmo.

Gilson Tavares

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Psicanalista Clínico e Organizacional

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário