Inteligência Comportamental e Equilíbrio Emocional

 

Muito tem se falado sobre a importância do equilíbrio emocional, para enfrentar os desafios e as exigências do dia-a-dia.

Muito também tem se falado sobre a falta que o equilíbrio emocional faz na vida das pessoas, a falta que o equilíbrio emocional faz, na forma como se reage as diversas situações do dia-a-dia.

Exatamente pela falta desse equilíbrio emocional, temos visto tantos exemplos de casos de envolvimento em situações que terminam com desfechos desagradáveis, constrangedores e muitas vezes até violentos.

O esforço na construção do equilíbrio emocional é de grande importância para as relações entre as pessoas.

O esforço na construção do equilíbrio emocional é de grande importância para a busca de formas equilibradas e saudáveis de enfrentar os diversos desafios do cotidiano.

Claro que, a conquista do equilíbrio emocional, no sentido de não se deixar abalar ou atingir, diante de situações desafiadoras ou provocativas, é algo que talvez seja realmente impossível.

Por que?

Porque por mais que possamos aprender sobre o equilíbrio emocional, por mais que possamos praticar atividades que estimulem o equilíbrio emocional, continuamos sendo seres humanos. E seres humanos são regidos por emoção. Agimos e reagimos de acordo com a emoção dos momentos.

Porém, isso não é desculpa para que possamos praticar os mais desastrosos e desequilibrados atos e depois os justifiquemos como sendo resultado do calor do momento, como sendo resultado da emoção do momento.

Por que?

Porque somos seres humanos. E seres humanos são regidos pela emoção, mas também os seres humanos são regidos pela razão, os seres humanos são regidos pela lógica, os seres humanos têm a capacidade de avaliar as situações e de avaliar as suas ações diante das situações. Como também, os seres humanos têm a capacidade de avaliar as consequências dos seus atos. Tanto as consequências dos seus atos em relação às outras pessoas, como também as consequências dos seus atos em relação a si mesmo.

A essa capacidade podemos chamar de Inteligência Emocional. A inteligência emocional é o que capacita o ser humano a saber mais sobre si mesmo. A inteligência emocional é o que capacita o ser humano a conhecer melhor os seus sentimentos e as suas emoções. A inteligência emocional é o que capacita o ser humano a lidar melhor com os seus sentimentos e com as suas emoções. A inteligência emocional é o que capacita o ser humano a buscar ações, reações e respostas de forma equilibrada diante das mais diversas situações e das mais diversas provocações.

O desenvolvimento da inteligência emocional, a prática da inteligência emocional e a busca do uso da inteligência emocional nas diversas situações do cotidiano é o que podemos chamar de inteligência comportamental.

Por que?

Porque a inteligência comportamental é, na sua essência, a capacidade do ser humano de conhecer as situações, interpretar as situações, avaliar as situações, avaliar as diversas formas de lidar com as situações, avaliar as diversas consequências nas possíveis formas de lidar com as situações e encontrar as formas mais equilibradas de lidar com as situações e buscar os meios necessários para lidar com as situações da forma o mais equilibrado possível.

Quando isso não acontece, acabamos por cometer atos os mais desequilibrados e muitas vezes cometendo atos que não têm mais como serem consertados.

Não é fácil, mas é possível e necessário, diante dos desafios e principalmente diante das provocações, fazer um esforço para não agir apenas pela emoção e buscar forças para usar a razão na forma de responder aos desafios e as provocações.

Isso pode fazer, e muitas vezes faz, toda a diferença, tanto no desfecho como nas consequências, que muitas vezes são trágicas.

É preciso não perder a noção que a vida é feita de um dia depois do outro, que a vida é feita de um momento depois do outro, que a vida é feita de um desafio depois do outro. Então, precisamos aprender a lidar com isso.

É preciso também não perder a noção do depois. Qualquer momento ou situação sempre terá o seu depois. E esse depois dependerá em grande parte da forma como atuamos no momento e na situação.

A vida segue. Como será essa vida que segue, muitas vezes dependerá totalmente da forma como agimos nos momentos de desafios e principalmente nos momentos de provocação.

Não é fácil, mas é necessário. Fazer um esforço e buscar formas mais equilibradas e mais saudáveis de atuar no mundo. Fazer um esforço e buscar formas mais equilibradas e mais saudáveis de lidar com as pessoas. Fazer um esforço e buscar formas mais equilibradas e mais saudáveis de lidar com a gente mesmo.  

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário