O equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional

 

 Você sabe buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional?

Vivemos um tempo de muitas incertezas. Um tempo de muitas incertezas em vários sentidos. Inclusive muitas incertezas também em relação ao mundo do trabalho. Nunca, tantas mudanças ocorreram antes em relação ao mundo do trabalho e nunca de formas tão rápidas.

Para ingressar ou para se manter no mercado do trabalho, tornou-se obrigatório atualizar-se sempre, construir novos conhecimentos, desenvolver novas habilidades, manter-se atualizado com as novas tecnologias. E essas são apenas algumas das exigências necessárias para a sobrevivência no mercado de trabalho atual.

E não basta mais apenas procurar desenvolver habilidades profissionais. Tornar-se bom no que faz. Especializar-se na área em que atua. Aprender e desenvolver novas técnicas e novas habilidades. O mercado de trabalho atual exige também que, além de bom profissional, além de ser bom no que faz, se faz totalmente necessário que se cuide também da questão comportamental.

Questões comportamentais como o comprometimento, o companheirismo, a cooperatividade, as habilidades de comunicação, a busca da harmonia e da gentileza nas relações entre as pessoas, a disposição para aprender sempre, entre tantas outras habilidades comportamentais, fazem muita diferença na manutenção do mercado de trabalho.

Porém, mesmo com todas as dificuldades impostas pela competição acirrada por uma vaga no mercado de trabalho ou para a criação de uma carreira empreendedora, é importante levar em consideração as afinidades em relação àquilo que se pretende fazer profissionalmente, porque disso depende não apenas a realização profissional, como também depende a realização pessoal.

Platão, filósofo grego, há já passados muitos séculos, disse que deveríamos fazer aquilo que nascemos para fazer.

Ele acreditava que cada pessoa nascia direcionada à algo e que a mesma não seria feliz se não encontrasse o seu lugar no mundo.

Considerando esse pensamento de Platão, precisamos constantemente nos questionar, se não estamos nos ocupando com coisas desnecessárias. Se não nos ocupamos demais naquilo que não condiz com quem nascemos para ser.

Será que estamos perdendo tempo demais com coisas desnecessárias e consequentemente estamos desperdiçando as nossas vidas?

Temos nos dado a oportunidade de crescer como pessoa e de adquirir novos conhecimentos e novas habilidades, relacionadas com a essência do nosso ser?

Temos vivido uma vida que vale a pena ser vivida?

Que sentido temos buscado para a nossa vida?

Que planos temos para a nossa vida?

Alguma vez você já fez esses questionamentos?

Você tem vivido uma vida que vale a pena ser vivida?

Que sentido você tem buscado para a sua vida?

Que planos você tem para a sua vida?

Encontrar os nossos talentos, ou seja, encontrar aquilo em que somos bons, aquilo que fazemos bem sem precisar de muito esforço e ainda sentimos prazer em fazer, pode não apenas determinar uma carreira à ser construída, mas principalmente, a forma como vamos nos portar diante das oportunidades que a vida colocar no nosso caminho.

Ver o trabalho como uma vocação só é possível se houver identificação entre os valores e demais detalhes do trabalho realizado e os talentos e as habilidades que temos.

Dessa maneira, torna-se totalmente essencial buscar conhecer e desenvolver esses nossos talentos. Dessa forma, agindo assim, podemos encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Tornando tanto a vida profissional, como também a vida pessoal, mais agradável e de mais satisfação. 

Alguns questionamentos são necessários para construir um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida pessoal, e consequentemente, para a busca da realização, profissional e pessoal:

Entre esses questionamentos, podemos encontrar:

1 - Quais são as coisas que eu faço bem?

2 - Quais são as minhas melhores habilidades?

3 - Quais são os meus valores?

4 - O que para mim é mais importante na vida?

5 - O que me motiva?

6 - O que me faz feliz?

7 - Qual o propósito da minha vida?

8 - Quais são as coisas que me fazem bem?

9 - Como eu tenho usado minhas habilidades em prol dos meus objetivos?

10 - O que eu espero do meu futuro?

11 - O que eu tenho feito para descobrir e desenvolver as minhas competências e as minhas habilidades?

12 - Quais são os meus talentos e o que eu tenho feito com eles?

Encontrar respostas para esses questionamentos, é não apenas necessário para construir um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, mas é também totalmente relevante para a construção de uma vida com mais equilíbrio, mais realização e mais satisfação.

E claro. Esse equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é totalmente necessário para a construção de uma vida satisfatória.

Realização profissional sem a realização pessoal não vale a pena. Inclusive, é preciso ter cuidado no que é realmente a realização profissional. No sentido de que, realização é sentir-se bem. Realização é está satisfeito com o que faz. Realização é está satisfeito com o que construiu.

E não apenas na vida profissional. Mas principalmente na vida pessoal. Afinal, não somos apenas o que fazemos profissionalmente. Somos principalmente o que vivemos como pessoas.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário