Porque acreditamos no que acreditamos – mesmo que não seja verdadeiro

 

Você sabe por que acreditamos no que acreditamos, mesmo que, o que acreditamos, não seja verdadeiro?

Você sabe por que acreditamos em uma mentira, mesmo que os fatos e a realidade comprovem que o que acreditamos seja uma mentira?

Você sabe por que é tão difícil mudar a crença em algo não verdadeiro, mesmo que os fatos e a realidade comprovem que a tal crença não seja verdadeira?

Nunca se falou tanto em mentiras, em falseamento de realidades e em como o uso de mentiras e criação de realidades ilusórias podem ser úteis como ferramenta de manipulação e em como podem ser destrutivas, de pessoas, de instituições e até de nações.

Por que as pessoas mentem?

Segundo alguns estudos psicológicos e comportamentais, entre as principais causas para o uso da mentira estão:

Tirar vantagem de algo, de alguém ou de alguma situação.

Obter ou manter privilégios.

Autopreservação. Quando faz uso da mentira para escapar da responsabilização sobre algum mal feito.

Controle. Quando faz uso da mentira para manter o controle sobre pessoas ou sobre situações.

Aceitação. Quando faz uso da mentira para ser aceito em algum grupo social.

Manutenção da imagem. Quando faz uso da mentira para manter uma reputação que na verdade não tem.

Florear a realidade ou um fato específico, para torná-lo mais interessante.

Entre outras razões.

E claro, a mitomania. Quando mentir faz parte do cotidiano. Quando mentir torna-se algo patológico. Quando, mesmo sem que exista nenhuma razão ou motivação para mentir, a pessoa fantasia sempre a realidade.

O uso da mentira como ferramenta de poder e de manipulação nas esferas governamentais não é nenhuma novidade. Esse é um recurso utilizado por diversos governantes em vários momentos da história mundial, inclusive na atualidade, como podemos encontrar vários exemplos, e por diversas motivações. Mas sempre relacionado à manutenção do poder.

Claro que, todos aqueles que fizeram e que fazem uso da mentira para distorcer a realidade, todos aqueles que divulgam essas mentiras, todos aqueles que compartilham essas mentiras, no mínimo, dão uma clara demonstração de seu mau-caratismo e de seu canalhismo, além de estarem cometendo crimes. Todos eles precisam responder por isso, na esfera criminal. 

Então, a pergunta não é por que governantes usam a mentira como ferramenta de manipulação.

A pergunta é, porque as pessoas acreditam no que acreditam, mesmo que, o que elas acreditam não tenha nenhuma fundamentação em algo verdadeiro?

As respostas podem não ser tão fáceis de encontrar e podem ter várias causas. Porém, as motivações psíquicas, psicológicas, emocionais, talvez sejam mais fáceis de serem encontradas.

Na literatura psicológica, encontramos a expressão “verdade por repetição”, que se refere ao fenômeno psicológico que diz que, quanto mais uma informação é repetida, mais tendemos a acreditar que ela é verdadeira, independentemente de sua veracidade. Esse efeito pode ser observado na política, na publicidade, na mídia e em várias outras áreas da sociedade.

O fenômeno da “verdade por repetição” é tão forte que mesmo informações falsas e absurdas, se repetidas com frequência suficiente, podem ser internalizadas e aceitas como verdadeiras.

Esse processo ocorre porque, ao longo do tempo, com a exposição à repetição da mentira, nosso cérebro tende a registrar essas mentiras recebidas constantemente como sendo mais confiáveis e verdadeiras.

Significa dizer que, Por que acreditamos no que acreditamos, mesmo que não tenha nenhum fundamento ou verdade naquilo que acreditamos?

A resposta é simples. Acreditamos porque queremos acreditar.

Acreditamos porque, a informação que recebemos, mesmo que não tenha nada de verdadeiro nela, mas que tenha alguma relação com algo que já tenhamos como verdade, será considerado também uma informação verdadeira, sem nenhuma necessidade de verificação ou de constatação da sua veracidade.

Esse é outro fenômeno também da literatura psicológica, chamado de “Ilusão da verdade”. Quando aceitamos algo como verdadeiro, apenas por ter alguma relação com algo que já conhecemos e temos como verdadeiro. Por essa razão, não temos a necessidade de checar a sua veracidade.

Como pode ser combatido esse fenômeno, o tal Ilusão da verdade?

Como podemos evitar que sejamos manipulados por mentiras e como podemos evitar que sejamos usados como multiplicadores de mentiras?

O conhecimento.

Só o conhecimento pode combater a mentira.

Podemos começar nos questionando, por que acreditamos no que acreditamos?

Como podemos checar se tal informação é verdadeira?

Que tipo de informação tenho consumido repetidamente?

Como posso verificar a veracidade das informações que recebo ou que me exponho?

O chefe da propaganda nazista de Hitler dizia que “uma mentira repetida constantemente torna-se uma verdade”, estratégia utilizada por Hitler para conquistar as mentes dos alemães, e o resultado todos nós sabemos.

Só que não. Uma mentira, mesmo que repetida um milhão de vezes, nunca se tornará em uma verdade. Continuará sendo apenas uma mentira, sempre.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário