Sinais de uma sociedade adoecida

 

Hoje vou falar sobre alguns sinais de uma sociedade adoecida.

Não era esse o tema que eu tinha preparado para falar hoje. Exatamente o oposto. O tema de hoje seria falar sobre caminhos de transformação. Seria falar sobre a necessidade de novos olhares sobre a vida e sobre como podemos, e devemos, buscar formas mais equilibradas de enfrentar as adversidades do mundo.

Porém, como acredito que todos que tenham um mínimo de sensibilidade e de solidariedade humana, não tem como não ficar com a mente inundada de pensamentos e de sentimentos negativos em relação à nossa sociedade atual. Não tem como não ter um sentimento de fracasso da sociedade. Não tem como não ter um sentimento de que vivemos em uma sociedade adoecida.

Como chegamos a esse nível de adoecimento da sociedade?

Como chegamos a esse nível de banalização da vida?

Como chegamos a esse nível de desvalorização do outro?

Como chegamos a esse nível de desvalorização da vida do outro?

Como chegamos a esse nível de desvalorização da própria vida?

Quando pensamos que chegamos no fundo do poço, em relação a capacidade de mentes doentias cometerem atrocidades, somos surpreendidos a cada dia por verdadeiras tragédias, cometidas por pessoas que fica até difícil de definir o nível de escuridão que têm nas suas almas.

Que gatilho foi acionado para impulsionar essas mentes doentias?

O que passa pela cabeça de uma pessoa que é capaz de atos tão cruéis, que podem ser inimagináveis até mesmo como roteiro de um filme de terror?

Quais as motivações doentias pode ter alguém para massacrar crianças inocentes, e de uma forma tão cruel, tão desumana, tão diabólica?

Quais as motivações doentias que podem levar alguém a invadir uma sala de aula para esfaquear professores e colegas de classe?

Que pensamentos doentios passam pela cabeça de alguém que resolve matar a tiros outra pessoa, apenas pelo fato dessa outra pessoa ter um pensamento diferente do seu?

Que pensamentos doentios passam pela cabeça de alguém que resolve agredir, ou até mesmo matar, quase sempre por meios cruéis, outra pessoa, pelo simples fato dessa outra pessoa não aceitar mais ser oprimido ou ser agredido por uma pessoa desequilibrada?

Que sentimentos doentios passam pela cabeça de alguém que é capaz de matar outra pessoa, para lhe roubar um objeto qualquer ou para lhe roubar um valor qualquer?

Que sentimentos doentios preenchem o vazio de uma alma sem rumo, que é capaz de agredir outra pessoa, apenas pelo fato dessa outra pessoa não satisfazer os seus desejos e as suas vontades?

O incentivo e a disseminação da cultura do ódio tem alguma influência no crescente aumento de casos de violência nos dias atuais?

O incentivo e a disseminação da cultura da violência, expressados pelo incentivo ao ato de portar uma arma, sempre pronto para revidar com agressividade extrema qualquer contrariedade, tem alguma influência no crescente aumento de casos de violência nos dias atuais?

Claro que sim. Não precisa ser nenhum especialista para perceber isso.

O que dizer da violência por questões ideológicas?

O que passa pela cabeça de alguém que resolve abater a tiros, outra pessoa, apenas pelo fato dessa outra pessoa não ter as mesmas opiniões políticas que as suas?

O que passa pela cabeça de alguém, que por motivos políticos, resolve plantar uma bomba em um aeroporto, que se não detectado em tempo, teria causado uma tragédia de grandes proporções, certamente com centenas de mortes?

Essas pessoas perderam a noção do sentido da vida?

Essas pessoas perderam a noção do sentido da própria vida?

Como pode alguém se dizer um Ser Humano, no sentido da palavra? E compactuar com pensamentos e com atitudes que destroem o outro?

Como pode alguém se dizer um Ser Humano, no sentido da palavra? E compactuar com pensamentos e com atitudes que desvalorizam o outro?

Como pode alguém se dizer um Ser Humano, no sentido da palavra? E compactuar com pensamentos e com atitudes que agridem o outro?

Como pode alguém se dizer um Ser Humano, no sentido da palavra? E compactuar com pensamentos e com atitudes que torturam o outro?

Como pode alguém se dizer um Ser Humano, no sentido da palavra? E compactuar com pensamentos e com atitudes que matam o outro?

Realmente. Não tem como não ser pessimista em relação ao futuro da nossa sociedade. Não tem como não pensar que estamos realmente em uma sociedade muito adoecida.

Mas ainda tem solução?

Tem sim. Mas não será fácil.

Não será fácil lutar contra os que plantam o caos, para do caos poderem tirar os seus lucros econômicos e os seus lucros políticos. Os seus desejos de poder.

Essa é uma luta de todos os que desejam uma sociedade que não seja dominada pelo ódio e pela violência.

Essa é uma luta de todos os que desejam uma sociedade que seja construída na igualdade, na fraternidade e no respeito. Inclusive no respeito ao que pensa diferente.

Talvez um caminho seja a construção de pessoas que tenham valorizados sentimentos de civilidade, a construção de pessoas que tenham valorizados sentimentos de cidadania, a construção de pessoas que tenham valorizados sentimentos de educação, a construção de pessoas que tenham valorizados sentimentos de humanidade.

E isso é, ou pelo menos deveria ser, uma missão de todos. De governos, da sociedade, das instituições e de cada um.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário