O Pensamento Positivo e o que é o Pensamento Mágico

 

Você sabe qual a importância do pensamento positivo?

Você sabe como o pensamento positivo pode influenciar, como o pensamento positivo pode impactar os resultados em qualquer projeto ou em qualquer iniciativa?

Você sabe também o que é o pensamento mágico?

Você sabe qual a diferença entre o pensamento positivo e o pensamento mágico?

E você sabe como o pensamento mágico, ao contrário do pensamento positivo, pode impactar negativamente em qualquer situação? Como o pensamento mágico pode ser danoso na vida de uma pessoa?

Talvez, a característica mais marcante da espécie humana, entre as tantas outras espécies que habitam ou que já habitaram esse planeta, seja o fato do ser humano ser um ser simbólico, ou seja, o fato do ser humano ter as suas ações mais determinadas pela forma como ele enxerga e como ele interpreta o mundo ao seu redor do que a forma como o mundo ao seu redor realmente acontece.

Por essa razão, podemos perceber que as ações do ser humano têm uma grande influência dos seus sentimentos e dos seus pensamentos em relação às situações vivenciadas pelo mesmo.

Como também podemos concluir que antropologicamente falando, a forma de enxergar e a forma de interpretar o mundo, deve ter tido forte influência na construção das crenças e na construção das superstições que acompanham o homem através dos tempos e até os dias atuais.

Entre os tantos processos que acontecem na mente humana, processos que têm a função de manter a mente conectada com  mundo ao redor, processos que têm a função de influenciar na tomada de decisões, processos que têm a função de influenciar nas reações e na ações diante das diversas situações, processos que têm a função de interpretar o mundo ao redor e tudo o que acontece no mundo ao redor.

Entre esses processos mentais podemos encontrar o pensamento positivo, como a capacidade do indivíduo em acreditar que algo é possível e em acreditar que é capaz de tornar algo possível.

Podemos encontrar também o que se pode chamar de pensamento mágico.

O pensamento mágico acontece quando, em razão de um determinado pensamento ou em razão de uma determinada ação, algum acontecimento concreto se realiza, levando o indivíduo a acreditar que tal acontecimento foi determinado ou foi influenciado pelo seu pensamento ou pela sua ação, e assim, acredita que toda vez que tiver aquele determinado pensamento ou aquela determinada ação, o acontecimento concreto se repetirá.

Podemos supor, com um olhar antropológico e evolutivo da espécie humana, que essa seja a raiz dos diversos rituais, presentes na vida do homem nas mais diversas culturas e nas mais diversas épocas.

Sabemos que todas as ações do ser humano nascem a partir dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e das suas motivações. O que leva à um pensamento lógico de que a qualidade dos seus pensamentos tem uma influência direta na qualidade das suas ações, e logicamente na qualidade das consequências e dos resultados dessas ações.

Sendo assim, podemos perceber que o pensamento positivo tem um valor muito grande para determinar as ações do ser humano, na direção da realização dos seus sonhos e dos seus objetivos.

Mas, podemos perceber também que, o pensamento positivo, sem um alinhamento com a realidade, sem a busca da construção das competências necessárias, sem a construção dos conhecimentos necessários, sem as atitudes corretas e necessárias, não passará de pensamento mágico.

O pensamento positivo é necessário sim. Até porque, se você acredita que algo não é possível, realmente esse algo não será possível. Ao contrário, se você acredita que será capaz de realizar algo, você saberá buscar os meios para realizar esse algo e terá motivações para enfrentar os obstáculos que certamente surgirão, pois, não existe caminhada sem pedras no caminho.

Porém, de nada adiantará repetir uma fórmula um milhão de vezes, mentalizar uma situação desejada e esperar que o universo faça o que deve ser feito por você. Ou seja, o pensamento mágico não irá realizar por você. Você precisa construir os caminhos e ter as atitudes que podem levar à realização dos seus sonhos e dos seus objetivos.

Dizer que você é capaz e é merecedor de algo, não é suficiente para que esse algo aconteça. Se você realmente não se tornar capaz de realizar e não buscar os meios necessários para realizar, dificilmente esse algo irá se realizar apenas em razão da força dos seus pensamentos.

Procure sempre ter pensamentos positivos. Transforme pensamentos negativos em pensamentos positivos. Mas não baseado em pensamentos mágicos e sim alinhado com a realidade e alicerçado nas atitudes corretas e necessárias.

Pratique bons pensamentos sim, mas pratique também boas atitudes.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário