O fundamentalismo religioso o pensamento mágico e o poder político

 

Acredito que todos compreendem que pensamentos extremistas e fundamentalistas, principalmente pensamentos que não têm nenhum alinhamento com a realidade, são extremamente nocivos para todos.

Todos compreendem que pensamentos extremistas e fundamentalistas produzem muitos prejuízos, não apenas na vida daqueles que alimentam esse tipo de pensamento, mas também na sua relação com as outras pessoas, na sua relação com o mundo a sua volta.

Acredito que todos compreendem, que todos percebem, a nocividade e a gravidade que representa a questão dos pensamentos extremistas e fundamentalistas. Menos, é claro, aqueles que vivem presos em alguma bolha mantida e alimentada pelos pensamentos extremistas e fundamentalistas.

Por terem raízes psíquicas bastante semelhantes, os pensamentos extremistas e fundamentalistas têm também uma grande semelhança com os pensamentos mágicos, uma vez que, ambos, os pensamentos extremistas, fundamentalistas e os pensamentos mágicos, se alimentam da falta de conhecimentos, se alimentam da anticiência, se alimentam da negação da ciência como um instrumento do saber, se alimentam da alienação, muitas vezes se alimentam da manipulação.

Talvez por essa razão, frequentemente, essas bolhas são formadas com mais facilidade em camadas que praticam a religiosidade de forma mais fundamentalista, em camadas que tenham em comum a prática de ideologias mais radicais, em camadas que se consideram mais conservadores e que têm grande dificuldade em aceitar qualquer coisa que não esteja de acordo com a sua forma de enxergar a vida e o mundo.

Com o agravante de que, a prática dos pensamentos extremistas e fundamentalistas, juntamente com os pensamentos mágicos, somados com a prática fundamentalista de alguma religião, cria-se a fórmula perfeita para a criação de uma seita, tornando ainda mais difícil a possibilidade de que as pessoas que fazem parte dessa bolha consigam enxergar qualquer coisa fora da bolha.

A grande dificuldade de se libertar das bolhas mantidas pelos pensamentos extremistas e fundamentalistas se dá exatamente pelas ideologias extremistas e fundamentalistas que alicerçam a criação e a manutenção da tal bolha, que geralmente é alimentada pela desinformação, pelo rompimento com a realidade, pela alienação. Fazendo com que, qualquer conteúdo que não esteja de acordo com os pensamentos exaustivamente massificados dentro da bolha, seja considerado não verdadeiro.

Podemos pensar que essa é uma forma muito severa de enxergar os malefícios dos pensamentos extremistas, dos pensamentos fundamentalistas e dos pensamentos mágicos, mas ainda pode piorar, e muito.

Quando grupos formados com essa configuração, mantidos sob ideologias e pensamentos extremistas e fundamentalistas conseguem poder político ou se associam com o poder político, o que acontece a seguir, é a rápida deteriorização da sociedade. Tendo como consequências o aumento da violência, o aumento do preconceito, o aumento da desigualdade, a criação de castas dentro da sociedade, a multiplicação de multimilionários e de miseráveis ao mesmo tempo, o aumento da opressão, o aumento da perseguição por motivos políticos e religiosos, o aumento da violência política e religiosa.

E ainda pode ser pior. A imposição de pensamentos e ideologias fundamentalistas, com a dominação e a opressão da sociedade, tendo como fundamento para tal, a interpretação fundamentalista de preceitos religiosos. A interpretação deturpada e maliciosa, feitas por pessoas inescrupulosas, de textos e mensagens ditas sagradas, com a finalidade de manipular mentes mais frágeis, e assim tirar proveitos econômicos, financeiros, sociais e políticos dessas pessoas.

Forma severa de enxergar a associação de fundamentalistas religiosos com o poder político utilizado de forma manipuladora e nefasta?

Talvez não. Se olharmos para épocas passadas e também para os tempos atuais, em diversos cantos do planeta, iremos encontrar inúmeros exemplos de nações que sucumbiram à grupos autointitulados interpretadores dos desejos divinos e moralizadores da sociedade, impondo costumes e formas de viver que lembram as épocas negras do período medieval. Sob a pena de cruéis e severas punições para aqueles que não aceitam ou que não respeitam as leis impostas por grupos que se autoproclamam representantes do divino e que têm toda a autoridade e poder sobre todos, inclusive poder sobre a vida e sobre a morte.

Casos isolados? Não.

Sempre, em todas as épocas e em todos os lugares, sempre que se misturou poder e religião, seja qual for o poder e seja qual for a religião, os resultados sempre foram trágicos.

Conteúdo fora do contexto da nossa realidade?

Talvez não. Basta olhar para a nossa sociedade atual. Basta olhar para inúmeros fatos, que se multiplicam nos noticiários e nas mídias, e iremos perceber que a nossa sociedade atual não está tão distante desse contexto.

O extremismo, o fundamentalismo, os pensamentos mágicos como forma de interpretação do mundo ao redor, são indicadores de mentes imaturas e são indicadores de uma sociedade adoecida.

É preciso que cada um se questione como está vivendo e como está praticando a sua crença religiosa.

É preciso que cada um se questione como está praticando a sua vida como membro de uma sociedade plural. Plural em todos os sentidos, inclusive também no sentido religioso.

É preciso que cada um se questione como está exercendo o seu papel, como cidadão e como formador da sociedade.

É preciso que cada um se responsabilize pelos seus atos. Como pessoa, como membro de uma comunidade, como membro de uma sociedade.

É preciso que cada um adquira consciência da sua importância na formação da sociedade, em todas as esferas, inclusive na esfera política.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário