Gratidão – um sentimento que faz diferença na forma de viver

Durante toda a história da humanidade, apesar de todo o progresso construído, apesar de todas as conquistas alcançadas, mesmo assim, talvez nunca tenhamos sido visto um nível tão alto de insatisfação em grande parte da população. Talvez nunca tenhamos sido visto um nível tão alto de insatisfação em grande parte da população, em relação à própria vida, em relação `a vida construída.

Talvez, nunca tenhamos tido, em toda história da humanidade, uma sociedade tão insatisfeita com tudo. Como se nada fosse suficiente. Como se sempre estivesse faltando um algo a mais.

Parece que as conquistas perderam um pouco do seu valor. Não estou com isso querendo dizer que devemos nos contentar com a realização de alguns sonhos e não desejarmos sempre mais. Pelo contrário, viver é realizar sonhos, viver é realizar projetos, viver é estar sempre procurando um algo a mais.

Mas não se pode atrelar o sentimento de satisfação com a vida com a necessária imediata realização de todos os sonhos e projetos.

É preciso aprender a encontrar satisfação no que já teve de conquista. É preciso aprender a encontrar satisfação no que já teve de realização.

É aquela história de que a felicidade precisa ser encontrada não no final da caminhada e sim durante o caminhar.

Uma coisa é encontrar satisfação em realizar um sonho desejado e partir para buscar novas metas, novos sonhos, novas realizações, alimentado pelas boas energias presentes no sentimento de GRATIDÃO pelo que já realizou.

Outra coisa é a eterna INSATISFAÇÃO, mesmo diante das pequenas conquistas. Esquecendo que as grandes conquistas são construídas pela soma das pequenas conquistas.

Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO por não conseguirmos manter sempre em nossa garagem um carro último modelo, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por termos um carro, mesmo que usado, que nos transporta para todos os lugares.

Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO por não termos o emprego dos sonhos, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por termos a oportunidade de encontrar um espaço no mercado de trabalho, por termos a oportunidade de ser útil, por termos a oportunidade de poder fazer parte de algo.

Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO por não termos em nossa casa os móveis dos sonhos, uma cozinha nova ou algum eletrodoméstico de última moda, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por termos um teto e por termos o suficiente para uma vida confortável.

Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO por não ganharmos o suficiente para manter um padrão de vida que nos permita viagens constantes ou frequentar restaurantes caros, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por ganharmos o suficiente para mantermos uma vida digna.

Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO por não termos um padrão físico semelhante aos expostos em capas de revistas, mas esquecemos do sentimento de GRATIDÃO por termos um corpo saudável.

Alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO quando não conseguimos realizar nossos sonhos e vemos tantos outros que realizaram os seus projetos, mas esquecemos de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por termos também as mesmas capacidades e potencialidades, e que, se não realizamos ainda os nossos projetos, sempre podemos mudar as nossas atitudes, na direção da realização dos mesmos.

A lista seria interminável, se fossemos realmente refletir sobre todas as situações onde alimentamos o sentimento de INSATISFAÇÃO, nos esquecendo de alimentar o sentimento de GRATIDÃO por está vivo.

Talvez, um dos conceitos mais simples do que é a felicidade, seja a SATISFAÇÃO por ser quem é e por ter o que tem. E isso tem tudo a ver com a palavra GRATIDÃO.

Isso faz muita diferença.

Se sempre alimentamos a insatisfação, nada nunca será suficiente.

Se procuramos alimentar a gratidão, veremos que sempre temos motivos para ser gratos, veremos que sempre podemos encontrar motivos para encontrar a satisfação no que somos, sempre podemos encontrar motivos para encontrar a satisfação no que já conquistamos e realizamos.

A satisfação pela vida e o sentimento de gratidão tem muito a ver com a forma como se enxerga o mundo, tem muito a ver com a forma como enxerga a vida, tem muito a ver com a forma como enxerga a si mesmo.

A satisfação pela vida e o sentimento de gratidão tem muito a ver não apenas com a visão de mundo, com a visão da vida e com a visão de si mesmo, mas principalmente pela importância que se dar aos acontecimentos, pela importância que se dar as coisas, pela importância que se dar ao mundo, pela importância que se dar as pessoas.

Se valorizamos mais o que nos desagrada, claro que iremos encontrar sempre motivos para insatisfação.

Se valorizamos mais o que nos agrada, claro que iremos encontrar sempre motivas para a satisfação e para a gratidão.

É preciso alimentar a gratidão em relação à vida. É preciso alimentar a gratidão em relação ao mundo. É preciso alimentar a gratidão em relação às oportunidades. É preciso alimentar a gratidão em relação às pessoas do nosso convívio.  

GRATIDÃO – um sentimento que faz muita diferença na forma de enxergar o mundo.

GRATIDÃO – um sentimento que faz muita diferença na forma de enxergar a vida.

GRATIDÃO – um sentimento que faz muita diferença na forma de enxergar as pessoas.

GRATIDÃO – um sentimento que faz muita diferença na forma de viver a vida.

Se você prestar atenção, sempre vai encontrar motivos para ser grato.

E então, pelo que você é grato?

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário