Importância das Normas de Convivência para a Civilidade

 

Nós vimos aqui, em publicações anteriores, sobre a importância do sentimento de civilidade para a manutenção até mesmo da própria sociedade civilizada.

Vimos também sobre a importância da existência de limites para a manutenção da vida civilizada.

Vimos da importância da existência de normas que regulem as relações entre as pessoas, sobretudo da importância do respeito as normas estabelecidas pela sociedade.

Vimos que o não respeito em relação as normas estabelecias, que o não respeito em relação as normas que permitem as relações entre as pessoas, é um passo perigoso em direção à destruição das relações entre as pessoas, é um passo perigoso em direção à destruição da civilidade, é um passo perigoso em direção à destruição da própria sociedade, é um passo perigoso na direção do caos, é um passo perigoso na direção da barbárie.

Mas vamos ao tema de hoje.

Hoje quero falar sobre a importância das normas de convivência para a civilidade.

Mas você sabe mesmo o que é civilidade?

O termo civilidade, na sua essência, significa o respeito pelas normas de convívio entre os membros de uma sociedade organizada.

Por civilidade, as pessoas podem esperar comportamentos de respeito.

Por civilidade, as pessoas podem esperar comportamentos de tolerância.

Por civilidade, as pessoas podem esperar, comportamentos de cortesia.

Por civilidade, as pessoas podem esperar, comportamentos de gentileza.

Por civilidade, as pessoas podem esperar comportamentos de consideração.

Por civilidade, as pessoas podem esperar comportmentos que abordem, enfrentem e resolvam as diferenças e os conflitos de forma racional.

Em uma sociedade civilizada, espera-se sempre que todos sigam as normas sociais que permitem as pessoas se relacionarem umas com as outras de forma positiva, de forma respeitosa, de forma harmoniosa.

Por civilidade, pode-se compreender também um conjunto de formalidades, um conjunto de palavras, um conjunto de atos e atitudes, que os cidadãos adotam entre si, para demonstrar mútuo respeito e mútua consideração.

Por civilidade, pode-se compreender o respeito pelas normas de conoduta entre os membros de uma sociedade.

Por civilidade, pode-se compreender o respeito pelas normas estabelecidas que permitem o convívio saudável entre as pessoas.

Por civilidade, pode-se comprender o respeito em relação as leis, em relação ao estado de dirento, em relação a cidadania.

Isso significa que, por civilidade, espera-se sempre das pessoas, boas maneiras como a cortesia, boas maneiras como a polidez no trato umas com as outras.

Espera-se sempre que as pessoas sigam o que podemos chamar de normas de convivência.

O respeito em relação as normas de convivência é essencial para a manutenção da civilidade e até mesmo para a manutenção da sociedade.

Quando um indivíduo não cumpre com o esperado para a vida em uma sociedade civilizada e as instituições responsáveis pela manutenção dessa sociedade civilizada, juntamente com a própria sociedade civilizada, admite a agressão a sociedade civilizada como uma coisa aceitável, coloca em risco toda a sociedade civilizada e coloca em risco o frágil equilíbrio entre a civilidade e a barbárie.

Por que?

Porque na hora em que um indivíduo ou um grupo de indivíduos, seja qual for o motivo, não aceita e não respeita as normas estabelecidas, abre caminho para a instalação da barbárie, ou seja, abre caminho para o vale tudo. Abre caminho para a destruição de toda a conquista civilizatória que essa sociedade tenha conquistado.

Por essa razão, é dever de todas as instituições criadas para governar e para manter a sociedade civilizada, como também é dever de toda a sociedade civilizada e de cada indivíduo que faça parte dessa sociedade civilizada, não aceitar e lutar contra toda e qualquer forma de agressão para com a sociedade civilizada. Que seja essa agressão vinda de um indivíduo, vinda de um grupo de indivíduos ou vinda de grupos organizados.

Aceitar ou concordar com atitudes que agridem a civilidade, aceitar ou concordar com atitudes que agridem a sociedade, é contribuir para a destruição do frágil equilíbrio entre a civilização e a barbárie.

A civilidade deve ser inegociável, as normas criadas para manter a vida em uma sociedade civilizada devem ser inquestionáveis, o desrespeito para com as normas de civilidade deve ser inaceitável por todos e deve ser combatido por todos.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário