Me diz com quem te identificas que te direi quem és

 

Acredito que todos conhecem um ditado popular que diz assim “Me diz com quem andas que te direi quem és”.

O que significa esse ditado popular?

O que pode ter de verdadeiro nesse ditado popular?

Esse ditado popular, “me diz com quem andas que te direi quem és”, já foi, e ainda é muito utilizado, principalmente por pais, preocupados com as pessoas com quem seus filhos costumam andar ou preocupados com os grupos que seus filhos participam.

Será que esses pais têm razão para essa preocupação?

Como resposta, muitos filhos dizem não ser manipuláveis. Muitos filhos dizem que não importa o que faça pessoas com quem eles costumam andar, que eles só fazem o que acham que devem fazer, que não se deixam influenciar.

Mas tem outra questão.

Tem outro ditado, nem tão conhecido quanto o que diz “me diz com quem andas que te direi quem és”, mas pode responder aos questionamentos desse ditado. É o que diz assim, “me diz com quem andas que te direi aonde provavelmente irás chegar”.

Por que esse ditado também tem a sua importância?

Pelo simples fato que ele é baseado em outro ditado, esse, baseado em pesquisas comportamentais, que diz assim, “os iguais se procuram”.

O que isso significa?

Que as pessoas geralmente se aproximam daqueles com as quais se assemelham.

Que as pessoas geralmente se identificam com aqueles com os quais se identificam.

E é exatamente por isso que podemos falar de outro ditado, também nem tão popular, nem tão conhecido, mas é verdadeiro. O ditado é, “me diz com quem te identificas que te direi quem és”.

Geralmente, as pessoas se identificam com pessoas com as quais têm alguma admiração. As pessoas se identificam com pessoas que têm pensamentos semelhantes aos seus. As pessoas se identificam com pessoas que têm ideais semelhantes aos seus. As pessoas se identificam com pessoas que têm ideologias semelhantes às suas. As pessoas se identificam com pessoas que têm atitudes semelhantes com as suas.

Isso responde ao primeiro questionamento. O que questiona se os pais devem se preocupar com quem os seus filhos costumam andar. Sim, devem sim. Geralmente, as pessoas, por mais que digam não ser influenciáveis, mais dias menos dias acabam se assemelhando com as pessoas com as quais convivem e acabam cometendo os mesmos atos que elas.

Saber que as pessoas, através do seu convívio com outras pessoas, elas, ao mesmo tempo, influenciam e são influenciadas pelas outras.

Esse conhecimento é muito importante para sabermos mais sobre as pessoas. Importante para conhecermos melhor as pessoas.

Como?

Sabendo quem são as pessoas com as quais elas convivem.

Sabendo quem são as pessoas com as quais elas se identificam.

Sabendo quem são as pessoas com as quais elas se assemelham.

Sabendo quem são as pessoas que elas admiram.

Sabendo quem são os seus ídolos.

Isso é importante porque, sabendo disso, podemos saber o que podemos esperar das pessoas.

Sabendo com quem as pessoas se identificam podemos saber o que podemos esperar dessas pessoas.

Uma pessoa que admira e que se identifica com alguém ético, provavelmente também será uma pessoa ética.

Uma pessoa que admira e que se identifica com alguém de bom caráter, provavelmente também deve ser uma pessoa de bom caráter.

Uma pessoa que admira e que se identifica com alguém que tem a sua vida balizada por valores positivos, provavelmente também deve ser uma pessoa que baliza a sua vida em valores positivos.

O contrário também é verdadeiro.

Uma pessoa que admira e que se identifica com alguém mal caráter, provavelmente também deve ser uma pessoa mal caráter.

Uma pessoa que admira e que se identifica com alguém que é capaz de atos reprováveis, provavelmente também será capaz de cometer os mesmos atos reprováveis.

Uma pessoa que admira e que se identifica com alguém que não tem ética nas suas ações, provavelmente também será uma pessoa que não tem ética nas suas ações.

Uma pessoa que admira e que se identifica com alguém que tem a sua vida balizada por valores reprováveis, provavelmente também deve ser uma pessoa que baliza a sua vida em valores reprováveis.

Por essa razão,

Antes de permitir que alguém faça parte da sua vida, observe quem são as pessoas que essa pessoa admira, quem são as pessoas com quem essa pessoa se identifica, quem são os ídolos dessa pessoa.

Porque, provavelmente, essa pessoa será semelhante às pessoas com as quais se identifica.

Provavelmente essa pessoa será capaz das mesmas ações que as pessoas com as quais ela se identifica.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário