Se tudo fosse perfeito

 

Recentemente, falamos sobre a importância da gratidão, falamos sobre a importância de encontrar motivos para sermos gratos.

Uma das razões que dificultam para que encontremos motivos para sermos gratos é que nem sempre as coisas são como gostaríamos que fossem, nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos que acontecessem.

Podemos pensar que ser grato diante de tudo, mesmo diante de acontecimentos e situações negativas, seria uma espécie de alienação, seria uma espécie submissão, seria uma espécie de comodismo ou de resignação.

Porém, uma coisa é encontrar apenas motivos para insatisfação diante das dificuldades e das adversidades da vida. Outra coisa é encontrar motivos para ser grato por ter oportunidades de mudar aquelas situações que nos desagradam, ser grato por ter oportunidades de mudar aquelas situações que não nos satisfazem.

Até porque, se fossemos esperar para sermos gratos apenas quando tudo estivesse exatamente da forma que gostaríamos que estivesse, se fossemos esperar para sermos gratos apenas quando tudo acontecesse exatamente da forma como esperávamos que acontecesse, certamente, as oportunidades que teríamos para sermos gratos seriam bem reduzidas.

Por que? Porque se tudo fosse exatamente como gostaríamos que fosse, se tudo acontecesse exatamente como gostaríamos que acontecesse, então tudo seria perfeito.

E sabemos que perfeição não existe. Que nada é perfeito. E isso não é necessariamente uma coisa ruim.

Se perfeição existisse, se tudo fosse perfeito, não existiria necessidade de mudanças.

Se a vida fosse perfeita, não existira a necessidade de aprender a viver.

Se o mundo fosse perfeito, não existiria a necessidade de construir um mundo melhor.

Se nós fossemos perfeitos, não existira a necessidade de buscarmos continuamente a nossa melhoria. Buscar a nossa melhoria como pessoas; buscar a nossa melhoria como humanos; buscar a nossa melhoria como seres que compartilham o mesmo espaço, que compartilham o mesmo planeta com outros seres, que também não devem ser perfeitos; buscar a nossa melhoria como seres espirituais.

Se tudo fosse perfeito não teríamos a liberdade para criar.

Se tudo fosse perfeito não teríamos a liberdade para transformar.

Se tudo fosse perfeito não teríamos a liberdade para sonhar.

Se tudo fosse perfeito não teríamos a oportunidade de evoluir.

Se tudo fosse perfeito não teríamos a necessidade de aprender a conviver com o outro.

Se tudo fosse perfeito não teríamos a oportunidade de aprender a conviver com o diferente. Aliás, se tudo fosse perfeito nem existiria o diferente. Porque, se tudo fosse perfeito, necessariamente tudo seguiria sempre o mesmo padrão de ser.

Podemos pensar que, a ideia de perfeição tem a ver com a ideia de algo acabado, a ideia de perfeição tem a ver com a ideia de algo finalizado, a ideia de perfeição tem a ver com a ideia de algo que não precisa mais de nenhuma mudança ou melhoria.

E sabemos que vida é movimento. Sabemos que viver é estar sempre em constante transformação. Sabemos que o mundo está sempre em constante transformação.

Sendo assim, podemos pensar que o mundo está bem distante do conceito de perfeição, podemos pensar que a vida está bem distante do conceito de perfeição, podemos pensar que nós estamos bem distantes do conceito de perfeição.

Então, podemos pensar que, já que é assim, está tudo bem?

Já que o mundo não é perfeito, já que a vida não é perfeita, já que nós não somos perfeitos, então está tudo bem? Só nos resta aceitar o mundo como ele é? Só nos resta aceitar a vida como ela é? Só nos resta nos aceitarmos como nós somos?

Não. Vida é movimento. Vida é transformação.

Viver é contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor. Viver é contribuir para que todos possam de alguma forma viver melhor. Viver é principalmente procurar continuamente se transformar em uma pessoa melhor.

Perfeição não existe, e talvez nunca venha a existir. Mas devemos está sempre na caminhada, buscando sempre se transformar no melhor que pudermos.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário