O Caminho do Meio a Saúde Mental e a Saúde Emocional

 

Clique aqui para ouvir o podcast. 

Na publicação anterior, falamos sobre o que é o caminho do meio e sobre a importância da prática do caminho do meio, para a construção do equilíbrio, na forma de pensar e na forma de agir no mundo.

Hoje, quero aprofundar mais sobre esse tema, a prática do caminho do meio, trazendo reflexões sobre atitudes que contribuem para essa prática, sobre atitudes que contribuem de forma bastante relevante para a construção da saúde mental e para a construção da saúde emocional.

Reflexões sobre práticas que contribuem para a construção de uma vida de equilíbrio na relação consigo mesmo, equilíbrio na relação com as pessoas e equilíbrio na relação com o mundo. Principalmente, reflexões sobre práticas que contribuem para a construção da qualidade de vida.

Segundo os ensinamentos encontrados na filosofia do caminho do meio, a busca desse equilíbrio começa pela busca do conhecimento e da compreensão.

Começa pelo conhecimento e pela compreensão de si mesmo. Fazendo constantes autoavaliações, para compreender as formas de enxergar a si mesmo, para compreender as formas de enxergar o mundo ao seu redor, para compreender as formas de enxergar a realidade ao seu redor, para compreender as razões das próprias escolhas, compreender as razões das próprias atitudes.

Conhecimento e compreensão do mundo e da realidade, para assim poder, não apenas adquirir o conhecimento e a compreensão, mas poder, a partir do conhecimento e da compreensão, construir transformações na sua forma de enxergar o mundo e principalmente na sua forma de agir no mundo.

Após a construção de um correto conhecimento e de uma correta compreensão do mundo e da realidade ao redor, é necessário compreender as razões das próprias motivações. É preciso ter em mente quais os objetivos que pretende alcançar com as escolhas e com as atitudes realizadas. É preciso também ter em mente quais as razões para desejar construir os tais objetivos. E principalmente, é necessário ter em mente quais os impactos desses objetivos para a construção da vida que deseja para si mesmo e para as pessoas ao seu redor.     

A busca do correto conhecimento e da correta compreensão do mundo e da realidade ao redor é fundamental para a manutenção da sanidade mental e fundamental para a construção da forma de como se colocar no mundo. A forma de se colocar no mundo, sempre se pautando pela verdade e pela busca da verdade, é fundamental não apenas para a construção da autoimagem, a imagem que a pessoa tem de si mesmo, fundamental para a imagem que a pessoa passa para o mundo ao seu redor e fundamental para a qualidade das relações que o indivíduo mantem com as pessoas do seu convívio.

Ser uma pessoa confiável, cujas palavras podem ser levadas em consideração, faz muita diferença nas relações entre as pessoas.

Juntamente com a fala, sempre pautada na verdade e na realidade, a conduta de uma pessoa também tem total relevância para a construção da sua vida, para a construção do seu mundo.

Uma pessoa que pauta as suas atitudes pela ética, que pauta as suas atitudes pela verdade, que pauta as suas atitudes pelo respeito, sempre vai contribuir mais para a construção de relações saudáveis com as outras pessoas e com o mundo ao seu redor.

São as palavras de uma pessoa, a forma de uma pessoa se colocar no mundo e as atitudes de uma pessoa que constroem a sua reputação. E reputação é uma coisa muito importante, não apenas para construir a imagem de uma pessoa no mundo, mas também para construir a forma de como essa pessoa contribui com o mundo ao seu redor, de como essa pessoa contribui para a construção da sociedade da qual faz parte.

A reputação, a forma de se colocar no mundo, a forma de agir no mundo, a forma de lidar com as outras pessoas, tudo isso são coisas que têm uma importância muito grande para que uma pessoa encontre o seu espaço no mundo profissional. Tudo isso contribui muito para que uma pessoa construa a sua imagem profissional e produza os meios para construir a sua vida, materialmente falando.

Para que isso aconteça de forma equilibrada e para que contribua para a construção de uma vida de qualidade, é essencial que todos os esforços e que todos os meios utilizados para isso, sejam pautados por valores como a ética, valores como a honestidade, valores como a seriedade.

Porém, mesmo que tudo isso seja observado e seguido, nunca se deve perder de vista a simplicidade, nunca se deve perder de vista o aprendizado constante, nunca se deve perder de vista a necessidade constante de procurar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento, e principalmente, nunca se deve perder de vista a busca do equilíbrio, nunca se deve perder de vista a busca do caminho do meio.

A busca do caminho do meio na forma de enxergar o mundo, a busca do caminho do meio na forma de enxergar a vida, a busca do caminho do meio na forma de enxergar as pessoas, a busca do caminho do meio na forma de se enxergar no mundo e principalmente a busca do caminho do meio na forma de atuar no mundo.

E tudo isso, sem a menor sombra de dúvida, contribui de forma incalculável para a construção da saúde mental, para a construção da saúde emocional.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário