Importância da Segurança Emocional para a Saúde Mental

 

Clique aqui para ouvir o podcast.  

Você sabia que a saúde emocional tem grande importância para a manutenção da saúde mental?

Você sabia que cuidar da saúde emocional é também uma forma de cuidar da saúde mental?

Você sabia que algumas atitudes e que algumas formas de existir no mundo são verdadeiros investimentos na segurança emocional? E que por consequência, são também verdadeiros investimentos na segurança mental?

Falar de saúde mental e de saúde emocional até parece está falando da mesma coisa, mas não é. Saúde mental e saúde emocional, ambos tem a ver com os comportamentos, ambos tem a ver com a forma como as pessoas lidam consigo mesmo, com a forma como as pessoas lidam com os outros a sua volta, tem a ver com a forma como as pessoas lidam com o mundo a sua volta. Porém, apesar de, tanto a saúde mental quanto a saúde emocional terem grande importância e impactarem de forma direta a forma de ser de uma pessoa, são instancias diferentes do Ser, são instancias diferentes do indivíduo, mas que se complementam para influenciar e em alguns casos até para determinar a forma de ser do indivíduo, a forma do indivíduo agir no mundo.

Na essência, podemos pensar as questões mentais como algo mais duradouro, como algo mais enraizado na formação do Ser, como algo mais presente e mais impactante na forma de ser do indivíduo. Já as questões emocionais podem ser vistas como algo mais volátil, como algo menos enraizado na formação do indivíduo, na forma de ser do indivíduo, já que as questões emocionais têm a ver com a forma como o indivíduo lida com as suas emoções. Porém, ambos, tanto as questões mentais quanto as questões emocionais, têm grande importância e grande impacto na forma do indivíduo atuar no mundo.

A saúde mental está relacionada com o equilíbrio psicológico, enquanto que a saúde emocional está relacionada com o equilíbrio emocional.

Os problemas relacionados com a saúde mental estão relacionados com os distúrbios mentais, como as depressões, a ansiedade generalizada, os transtornos alimentares, o transtorno bipolar, o transtorno obsessivo-compulsivo, a esquizofrenia, o estres pós-traumático, o transtorno borderline, entre outros.

Os problemas relacionados com a saúde emocional estão relacionados com o estado de espírito do indivíduo, refletindo no gerenciamento dos sentimentos e dos comportamentos do indivíduo, refletindo na forma de ser e de agir do indivíduo.

A Organização Mundial de Saúde define saúde emocional como: "Um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade"

Entre os problemas relacionados à saúde emocional, está também a forma do indivíduo lidar com algum eventual problema mental.

Por estarem tão intensamente relacionadas, por serem tão intensamente e mutualmente influenciadas, como uma via de mão dupla, as questões relacionadas com a saúde mental e as questões relacionadas com a saúde emocional, só podem ser vistas com o mesmo olhar, só podem ser vistas com o olhar que tenha foco no indivíduo como um todo, como um ser inseparável da sua saúde mental e da sua saúde emocional.

E sendo assim, podemos pensar em formas de enxergar o mundo, formas de existir no mundo, formas de atuar no mundo, que são verdadeiros investimentos valiosos para a construção e para a manutenção, tanto da saúde emocional, quanto da saúde mental.

Esses investimentos que podemos fazer para a construção e para a manutenção da saúde emocional e mental, podemos perfeitamente chamar de investimento em segurança emocional, e assim, também investimento em segurança mental.

O custo desse investimento? Principalmente investir em mudanças comportamentais, que na maioria das vezes, não exigem nenhum investimento financeiro.

Entre esses investimentos que podemos fazer para a nossa segurança emocional e mental, podemos encontrar:

Ser mais flexível na forma de enxergar o mundo e as pessoas.

Ter um olhar menos julgador, do mundo e das pessoas.

Ter mais flexibilidade e leveza na forma de lidar consigo mesmo, na forma de lidar com as pessoas e na forma de lidar com o mundo.

Ter mais resiliência e mais equilíbrio na forma de enfrentar as adversidades da vida.

Investir mais tempo e recursos em hábitos saudáveis.

Viver a vida com mais leveza e com menos cobranças.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário