Importância da administração do estresse para a saúde física e mental

 

Clique aqui para ouvir o podcast.

Você sabia que a administração do estresse é um fator que tem grande importância não apenas para a qualidade de vida, mas também para a manutenção da saúde mental e para a manutenção da saúde física?

Você sabia que o estresse elevado e a má administração do estresse é considerado um dos principais causadores de grande parte das enfermidades físicas?

Você sabia que muitas das enfermidades físicas são na verdade apenas sintomas de enfermidades emocionais ou são o resultado de enfermidades emocionais que não foram cuidadas enquanto estavam ainda na esfera emocional?

É praticamente um consenso entre os profissionais de saúde, que muitas das queixas de seus pacientes com enfermidades fisiológicas, são ou foram um dia um sofrimento psíquico não resolvido, e que, o sofrimento físico tem o papel principal de não apenas chamar a atenção para os sintomas, mas que também seja dado a devida importância às causas emocionais dos sintomas.

Entre os tantos sofrimentos psíquicos que são capazes de produzirem sofrimentos físicos e fisiológicos, o estresse é um fator que costuma está presente em praticamente todos eles, e tem um papel fundamental como gerador ou como potencializador dos sintomas físicos e fisiológicos.

Mas afinal, o que é mesmo o estresse?

O estresse é algo que apenas causa desgastes emocionais e enfermidades? Ou o estresse tem alguma razão de ser, como um processo psíquico?

Como um processo psíquico, podemos pensar o estresse, assim como também podemos pensar outros processos psíquicos, como o medo, a ansiedade, a tristeza, a culpa, entre outros, como sendo processos psíquicos que foram desenvolvidos e evoluídos, juntamente com a evolução humana, ao longo dos muitos milhares e milhões de anos da história humana como espécie, e que esses processos psíquicos têm, entre outras finalidades, o papel de contribuir para maiores chances de sobrevivência, tanto do indivíduo quanto da espécie como um todo.

Com esse olhar evolutivo da espécie humana e dos processos desenvolvidos que contribuem para a evolução e para a sobrevivência da espécie, podemos pensar o estresse como algo de grande importância e até necessário para contribuir com a sobrevivência do indivíduo, uma vez que o seu papel principal, a finalidade principal do estresse, é preparar o indivíduo para uma reação, diante de uma ameaça ou de uma agressão, de forma praticamente instantânea e automática levando o indivíduo à uma reação, que seja enfrentando o perigo ou ameaça ou que seja fugindo, para escapar de tal ameaça ou agressão.

Assim, como reação fisiológica diante de uma ameaça ou agressão, o estresse, como um processo, induz o organismo para a produção de hormônios que preparam o indivíduo para o enfrentamento ou para a fuga, aumentando o nível de glicose no sangue, aumentando a força muscular, aumentando a oxigenação do cérebro, entre outras reações. Tudo isso para que a chance de sobrevivência do indivíduo seja aumentada.

Então, diante disso tudo, podemos perceber que o estresse não é realmente um problema em si mesmo. Pelo contrário, o estresse é necessário e importante como um processo psíquico e fisiológico.

Sendo assim, podemos deduzir que o verdadeiro causador de enfermidades mentais e físicas não é o estresse, mas o desequilíbrio do estresse. Uma coisa é o indivíduo ser exposto à uma situação geradora de estresse eventualmente, tendo o organismo tempo para processar e se livrar das toxinas produzidas pelo estresse, antes de ser exposto novamente à outra situação geradora de estresse. Outra coisa, é o indivíduo viver sendo exposto à situações geradoras de estresse constantemente ou que se repetem em períodos de tempo tão pequenos, que o organismo não tem tempo suficiente para processar e para se livrar das toxinas produzidas pelo organismo. Toxinas que são necessárias para o disparo do estresse como processo psíquico e físico diante dos momentos e das situações de ameaças e de agressões.

E temos que concordar que, enquanto o homem primitivo, vivendo por milhares e milhares de anos na natureza, tendo que fugir ou enfrentar uma fera predadora, ou a adrenalina gerada em razão de uma caçada, era exposto à  situações geradoras de estresse periodicamente, nos tempos atuais, as situações geradoras de estresse acontecem o tempo todo, levando o indivíduo à viver em um constante estado de alerta, tendo elevados níveis de estresse praticamente o tempo todo.

São as exigências da vida moderna; são as contas para pagar; é a violência; são os golpistas que atacam de todo lado; é o trânsito; são as incertezas do mundo moderno; são os aproveitadores da ingenuidade e da ignorância; são os manipuladores; são as notícias mentirosas; são as campanhas de ódio, é a violência e o ódio político; é a violência e o ódio religioso; é o falso moralismo; é o radicalismo político e religioso; é o extremismo político e religioso; entre tantas outras causas, que contribuem para um constante estado de alerta e para o disparo constante dos níveis de estresse, o que contribui de forma significativa para grande incidência de enfermidades fisiológicas e mentais e que também talvez seja uma explicação para tantos desajustes que vemos cotidianamente, em nossa sociedade.

Entre as enfermidades físicas e mentais podemos citar:

A depressão

A ansiedade generalizada

A ingestão abusiva de bebidas alcoólicas

O uso de drogas ilícitas

O uso abusivo de medicamentos

A irritabilidade

A agressividade exacerbada

A insônia

A falta de atenção e de concentração

Os distúrbios alimentares

O cansaço excessivo, do corpo e da mente

A confusão mental

Instabilidade emocional

As doenças psicossomáticas, que são aquelas que, apesar de serem doenças fisiológicas, têm um forte apelo emocional como pano de fundo.

O estresse, ou os transtornos causados pelo estresse, varia muito de pessoa para pessoa. Depende muito da forma como a pessoa enxerga a vida e o mundo. Dependa muito da forma como a pessoa enxerga o mundo, da forma como a pessoa interpreta o mundo. Isso determina a forma como a pessoa lida com os agentes causadores do estresse e determina também o quanto de estrago o estresse pode causar na pessoa.  

Nesse artigo vimos sobre o estresse e sobre o quanto o estresse pode causar de problemas na vida de uma pessoa. No próximo artigo vamos ver como lidar com o estresse e como lidar com os agentes causadores do estresse.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário