Importância da administração do estresse para a saúde física e mental – Parte II

 

Clique aqui para ouvir o podcast.  

Na publicação anterior, falamos sobre o estresse e falamos sobre o quanto o estresse pode causar de problemas na vida de uma pessoa.

Hoje, dando continuidade ao tema, vamos falar um pouco sobre como lidar com o estresse e sobre como lidar com os agentes causadores do estresse.

Sobre o estresse, vimos que o mesmo é um processo psíquico e fisiológico, que, como outros processos psíquicos e fisiológicos, faz parte do arsenal de processos existentes, desenvolvidos e evoluídos juntamente com a evolução do ser humano como espécie, e que tem funções importantes, como a função de preservar a sobrevivência do indivíduo e da espécie, por exemplo.

E assim, o estresse não é nenhum problema em si mesmo, pelo contrário, ele é até necessário para levar o individuo a reagir em situação de ameaça ou de agressão. O estresse passa a ser um problema, como tudo na vida aliás, quando passa da conta, quando perde o equilíbrio, quando em vez de exercer a sua função, como um processo que prepara o indivíduo para uma reação necessária e equilibrada, ele, o estresse, passa a causar estragos na vida do indivíduo, como o surgimento de doenças e o envolvimento em comportamentos de risco.

Sendo assim, como é praticamente impossível viver sem ser exposto à situações causadoras de algum nível de estresse, sobretudo nos dias atuais, com tantas incertezas em relação a tudo; com tantas exigências da vida moderna; com tantos avanços tecnológicos e científicos mas com tão pouca evolução humana, com tão pouco sentido do ser, com tão pouco sentido do existir, com tanta alienação, com tanto desequilíbrio, com tanto radicalismo.

As vezes temos até a impressão que, em vez de evoluirmos, como espécie, na verdade estamos mesmo é involuindo, com tantas mentes ainda vivendo na idade média, ou vivendo uma nova idade média, e no pior sentido do que isso pode significar.

Mas isso é tema para aprofundarmos em outra ocasião. Hoje, vamos nos ater ao tema do estresse, sobretudo sobre o que podemos fazer para aprendermos a lidar com ele, a lidar com o estresse, e sobre como podemos aprender a lidar com as situações causadoras do estresse.

Não existe uma fórmula ou um manual para isso, uma vez que tudo depende principalmente da forma de ser de cada um, tudo depende da forma que cada pessoa enxerga o mundo, tudo depende da forma que cada pessoa interpreta o mundo.

Porém, existe algumas atitudes que podemos seguir, que, se não contribui para eliminar o estresse ou as situações causadoras do estresse, até porque isso é praticamente impossível, essas atitudes podem contribuir para manter algum equilíbrio emocional e podem contribuir para manter um equilíbrio na saúde mental.

Entre essas atitudes, podemos citar:

Descubra o que lhe tira do sério. Se você não tiver como se afastar do que lhe tira do sério, aprenda pelo menos a criar mecanismos para bloquear o máximo possível as influências de tudo o que lhe tira do sério.

Aprenda a dizer não, quando necessário.

Se tem alguma situação que verdadeiramente você não tem controle nem tem nada que possa fazer para se afastar dela ou para resolvê-la, então aprenda a aceitar o que não pode mudar, procurando formas de ser atingido por essa situação o mínimo possível.

Aprenda a enxergar as adversidades como oportunidade para aprendizagem.

Adquira também algumas atitudes práticas, como por exemplo:

Tenha uma alimentação saudável.

Pratique alguma atividade física regularmente.

Aproveite o seu tempo livre.

Tenha um tempo só para você.

Pratique algum tipo de meditação ou de relaxamento.

Pratique regularmente algum hobby que lhe dê prazer.

Descubra atividades que contribuam para libertar os seus pensamentos de tudo o que lhe faz mal.

Promova ou participe regularmente de encontros com seus amigos.

Procure manter sempre o alto astral.

Mantenha uma agenda pessoal para seus compromissos, mesmo que de forma simples.

Cuide da sua saúde financeira.

Escute regularmente músicas que melhorem o seu humor e a sua criatividade.

Invista mais em experiencias do que em coisas. Viaje sempre que possível, conheças coisas novas, prove comidas novas. Lembrando também que, nesse quesito, as vezes, o menos é mais. Muitas vezes, o programa mais barato é também o que vai lhe trazer mais satisfação. Um cachorro quente sentado no meio fio, um pastel com caldo de cana na beira da estrada, uma fruta caída encontrada durante uma trilha pelo mato, essas coisas simples, dependendo do contexto, da companhia , do humor e da forma de enxergar e encarar, podem ser muito mais valiosas e prazerosas do que qualquer almoço ou jantar em qualquer restaurante de luxo.  

Faça eventualmente atividades que fugam completamente das suas atividades costumeiras. Tem até uma frase interessante a esse respeito que diz o seguinte. Quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?

Viva a vida com mais leveza e com mais flexibilidade.

Sorria mais. É de graça e só faz bem.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário