A sanidade mental O equilíbrio emocional e a Vida em Comunidade

Todos nós sabemos da importância do equilíbrio emocional para a manutenção do equilíbrio na vida pessoal, para o equilíbrio na vida profissional e para o equilíbrio na vida comunitária e social.

Assim também, todos nós sabemos da importância da sanidade mental para a construção e para a manutenção do equilíbrio emocional.

Muitos são os fatores que podem contribuir para causar estrago, tanto na questão da manutenção da sanidade mental, quanto na questão da manutenção do equilíbrio emocional.

Enfrentar momentos de muito estresse, enfrentar momentos de perdas, enfrentar momentos de grandes frustrações, envolvimento em comportamentos de alto risco, passar por momentos de alto risco, envolvimento em movimentos que exigem a adesão à pensamentos e à comportamentos de grupo, entre outros diversos fatores, podem ser vistos como fatores desencadeadores de algum desequilíbrio da sanidade mental e do equilíbrio emocional.

Nos dias atuais, temos que concordar que não está nada fácil encontrar formas de manter a própria sanidade mental e de manter o próprio equilíbrio emocional.

Porém, se pretendermos manter a integridade e a paz na nossa vida, ou se pretendermos recuperar a integridade e a paz na nossa vida, precisamos aprender a praticar comportamentos que contribuam para a reconstrução da sanidade mental e do equilíbrio emocional.

A promoção da sanidade mental é essencial para que o indivíduo tenha o equilíbrio emocional necessário para desempenhar as suas atividades no contexto pessoal, no contexto familiar, no contexto social e no contexto profissional, de forma equilibrada, saudável e satisfatória.

Então, passado todos os atropelos desse processo eleitoral que causou tantos estragos pelo país afora, que causou tanto estrago nas relações entre as pessoas, que causou tanta ruptura entre familiares e amigos, que tal fazermos um esforço na tentativa de reconstruir, ou de construir, formas mais civilizadas de convivência?

Sem dúvida nenhuma, a construção de formas mais civilizadas de convivência entre as pessoas deve ser uma prioridade para todos, e também sem nenhuma dúvida, a construção, ou reconstrução, da sanidade mental e do equilíbrio emocional deve também ser uma prioridade das mais urgentes.

Nessa luta, que deve ser de todos, para a construção ou reconstrução da sanidade mental e do equilíbrio emocional, alguns pontos devem ser observados e seguidos.

Deve ser dever das instituições:

Cuidar para a formação integral das pessoas. Cuidar não apenas formando mão de obra para atender ao mercado de trabalho, mas formar pessoas pensantes, que tenham a capacidade de avaliação e a capacidade de discernimento.

Cuidar da formação de pessoas que tenham noção de sociedade, cuidar da formação de pessoas que tenham noção de vida comunitária, Cuidar da formação de pessoas que tenham noção de responsabilidade pessoal, Cuidar da formação de pessoas que tenham noção de responsabilidade social.

Cuidar da formação de pessoas que tenham noção de igualdade e de respeito entre as pessoas.

Deve ser dever de cada indivíduo:

Cuidar da sua saúde física, cuidar da sua saúde mental, Cuidar da sua saúde intelectual, Cuidar da sua saúde espiritual, Cuidar da sua saúde social.

Deve ser dever de cada indivíduo, buscar formas de colocar um sentido para as suas vidas.

Deve ser dever de cada indivíduo, perceber que, como indivíduo, cada um é também responsável pela comunidade, como indivíduo, cada um é também responsável pela sociedade.

Deve ser dever de cada indivíduo aprender a Conviver com o outro de forma civilizada.

Deve ser dever de cada indivíduo, ter noção de respeito ao outro e ao jeito de ser do outro.

Deve ser dever de cada indivíduo, desenvolver noção de verdadeira cidadania, com direitos, responsabilidades e deveres.

Deve ser dever da sociedade:

Construir formas de convivência civilizada entre as pessoas.

Deve ser dever da sociedade, criar mecanismos que contribuam para a construção da civilidade.

Deve ser dever da sociedade, criar mecanismos de sensibilização dos indivíduos em relação ao que é público, ao que é de todos.

Deve ser dever da sociedade, contribuir para a formação de verdadeiros cidadãos, que contribuam para a formação de uma sociedade civilizada.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário