A importância da Frustração na construção da Maturidade e da Personalidade

 

Você sabe qual a importância da frustração na construção da maturidade e na construção da personalidade?

Você sabia que a frustração faz parte da vida? E que é impossível viver sem ter momentos de perdas e de frustração?

Você sabia que aprender a lidar com a frustração faz parte do processo de maturidade e também faz parte do processo de construção da personalidade?

Você sabia que o não saber lidar com a frustração denuncia uma personalidade imatura e inadequada para lidar com os desafios da vida?

Na vida, independente do contexto social, do contexto econômico, da localização geográfica, das preferências ideológicas, das crenças religiosas, e de tudo mais o que nos faz ser uma pessoa única, a frustração vai estar presente em vários momentos da nossa vida.

Por essa razão, aprender a lidar com as perdas, aprender a lidar com a decepção, aprender a lidar com os desejos não realizados, aprender a lidar com a frustração, é de total importância para a construção da maturidade e para a construção de uma personalidade saudável e equilibrada.

Uma pessoa que planeja explodir um local de trabalho como forma de chantagear a chefia para conseguir um aumento de salário é uma demonstração mais do que clara de imaturidade e de dificuldade em lidar com a frustração. O saudável seria, uma vez insatisfeito com o salário, procurar outra ocupação que satisfaça a sua ambição. A não ser que não se ache competente para isso.

Uma pessoa que não resiste ao impulso de realizar atividades que descumprem normas e leis estabelecidas, para satisfazer um desejo particular, também demonstra a dificuldade em aceitar os limites impostos pelas normas de convivência saudável. Ou seja, novamente relacionado com a dificuldade em lidar com a frustração.

O desrespeito para com as instituições, o desrespeito para com as leis, demonstra de forma clara a grande dificuldade em lidar com a frustração e demonstra a inadequação em relação com a vida em sociedade.

Saber perder é uma grandeza de caráter. Saber perder é uma demonstração de equilíbrio. Saber perder é uma demonstração de sabedoria.

Até porque, saber perder tem relação direta com o saber ganhar.

Se uma pessoa não saber perder, também não vai saber ganhar.

Por que?

Porque se uma pessoa não aprende que a vida é uma sucessão de perdas e ganhos, se uma pessoa não aprende que a vida é uma sucessão de momentos de comemoração e de momentos de lamentação, se uma pessoa não aprende que a vida é uma sucessão de momentos de alegria e de momentos de tristezas, da mesma forma que essa pessoa não vai saber lidar com os momentos de frustração, também não vai saber lidar com os momentos de realizações.

Pessoas imaturas, despreparadas para lidarem com a frustração, são parecidas com pessoas portadoras do transtorno bipolar, que têm dificuldade para lidar com momentos de euforia e com momentos de tristeza. Assim, extrapolam nas atitudes quando em momentos de alegrias e extrapolam nas atitudes quando em momentos de tristezas.

Pessoas imaturas são despreparadas para enfrentar os desafios da vida, principalmente em momentos de adversidades.

Pessoas imaturas são pessoas mais propensas em relação a manipulação.

Pessoas imaturas são pessoas mais propensas a se envolverem em seitas e fanatismos.

Pessoas imaturas são mais propensas em acreditarem em mentiras, mesmo as mais desconexas.

Pessoas imaturas são mais propensas em elegerem líderes autoritários.

Pessoas imaturas são mais propensas a elegerem e seguirem de forma inquestionável ídolos que lhes indiquem como devem viver as suas vidas.

Pessoas imaturas têm mais dificuldade para lidarem com a frustração.  

Se uma pessoa não aprender a lidar com a derrota, também não vai aprender a lidar com a vitória. E dessa forma, quando vitorioso, mete os pés pelas mãos e frequentemente tenta extrapolar os benefícios conseguidos com a vitória alcançada.

Em uma disputa, seja ela qual for, seja ela em qualquer esfera da vida, da vida particular, da vida profissional, da vida política, é preciso que seja considerado a hipótese de sair vitorioso, até porque essa deve ser a intenção em qualquer disputa, mas também deve ser considerado a hipótese de não sair vitorioso.

Porque, em uma disputa, alguém tem que ser vitorioso e alguém tem que não ser vitorioso.

Você poder ser o vitorioso, mas você pode também não ser o vitorioso na disputa. E é preciso aceitar essa verdade.

Ser vitorioso ou ser derrotado em uma disputa, necessariamente não transforma alguém em melhor ou pior do que ninguém.

O que realmente transforma alguém em melhor ou pior do que alguém são os meios que esse alguém fez uso para tentar influenciar os resultados da disputa.

A utilização de meios ilícitos, a utilização de meios apelativos, a utilização de meios desleais ou a utilização de meios imorais, a utilização de meios inescrupulosos, apenas revelam a personalidade imatura e a falta de ética daquele que assim age.

Atribuir à terceiros a razão da sua não vitória é sinal de imaturidade e da não aceitação da própria responsabilidade na derrota.

Fazer birra, chantagear, ameaçar, criar formas de tentar mudar o resultado da disputa, tentar mudar as normas da disputa, tudo isso apenas demonstra a sua imaturidade e a sua inadequação para a vida em sociedade.

Se uma pessoa, em uma disputa eleitoral, vai para as ruas, vai para as estradas ou vai para as redes sociais, protestar porque o seu candidato não foi o ganhador, essa pessoa apenas está comprovando que não sabe o que é democracia, essa pessoa está mostrando que não tem nenhum respeito pelo voto, essa pessoa está mostrando que não sabe o que é cidadania e o que é ser cidadão.

Se uma pessoa, em uma disputa eleitoral, vai para as ruas, vai para as estradas ou vai para as redes sociais, protestar porque o seu candidato não foi o ganhador, essa pessoa está longe de ter uma atitude patriota e cidadã. Na realidade, está mais próximo da atitude de massa de manobra e de fanatismo.

Aceitar a vida como ela é, é sinal de maturidade e de sabedoria.

Aprender formas saudáveis de lidar com as adversidades é sinal de maturidade e de sabedoria.

Aprender a lidar com as perdas é sinal de maturidade e de sabedoria.

Aprender a lidar com a frustração é sinal de maturidade e de sabedoria.

Pense nisso.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário