A pequena distância entre a civilização e a barbárie

 

Você sabe o que é civilidade?

Você sabe qual o conceito de civilização?

Você sabe qual a importância da civilidade para a construção e para a manutenção da civilização?

Você sabe o que é um estado de barbárie?

Você sabe como atos de barbárie afeta e contribui para a destruição da civilidade e para a destruição da civilização?

Segundo os conceitos encontrados nos dicionários, civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros de uma sociedade organizada.

Por civilidade as pessoas podem esperar comportamentos de respeito, comportamentos de tolerância, comportametnos de cortesia, comportametnos de consideração e comportmentos que abordem, enfrentem e resolvam os conflitos de forma racional.

Em uma sociedade civilizada, há uma expectativa que todos sigam as normas sociais que permitam as pessoas se relacionarem umas com as outras de forma positiva, respeitosa e harmoniosa.

Por civilidade, pode-se compreender também um conjunto de formalidades, palavras e atos que os cidadãos adotam entre si para demonstrar mútuo respeito e consideração; boas maneiras como a cortesia e a polidez no trato umas com as outras.

Por civilidade, pode-se compreender o respeito pelas normas de conoduta entre os membros de uma sociedade.

Por civilidade, pode-se compreender o respeito pelas normas estabelecidas que permitem o convívio saudável entre as pessoas.

Por civilidade, pode-se comprender o respeito em relação as leis, em relação ao estado de dirento, em relação a cidadania.

A civilização inclui todos os regulamentos necessários para ajustar as relações das pessoas umas com as outras.

A Barbárie, também segundo os dicionários, é a condição daquilo que é selvagem, daquilo que é cruel, daquilo que é grosseiro. A barbárie pode ser interpretada como uma ação de extrema violência e agressividade com o objetivo de afetar diretamente a paz e a tranquilidade de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou até mesmo de um país.

Sendo assim, podemos perceber que a distância entre a civilização e barbárie não é tão grande. Podemos perceber que a distância entre a civilidade e a barbárie não é tão grande.

O que faz você acreditar que pode sair da sua casa; o que faz você acreditar que pode andar pelas ruas; o que faz você acreditar que pode frequentar um parque; o que faz você acreditar que poder dirigira por uma estrada; o que faz você acreditar que pode aproveitar as areias de uma praia? Tudo isso sem ser molestado ou agredido por ninguém?

Sabe o que é? É saber que você vive em uma sociedade civilizada. Pelo menos espera-se que seja assim.

Excluindo a ação daqueles que não respeitam as leis, excluindo a ação daqueles que não respeitam o outro, excluindo a ação daqueles que não respeitam os direitos dos outros, excluindo a ação daqueles que não respeitam a propriedade do outro. Por viver em uma sociedade civilizada, esperamos poder andar pelas ruas, passear pelos parques, andar pelas estradas e curtir uma praia, sem sermos molestados ou agredidos por ninguém.

O que contribui para esse sentimento de viver em uma sociedade civilizada?

A civilidade.

A civilidade no sentido de esperar que todos respeitem uns aos outros. A civilidade no sentido de esperar que todos respeitem os espaços públicos, que pertencem a todos. A civilidade no sentido de esperar que todos cumpram as normas estabelecidas. A civilidade no sentido de esperar que todos cumpram as leis estabelecidas. A civilidade no sentido de esperar que todos conheçam não apenas os seus direitos, mas também conheçam os seus deveres para com a sociedade.

Quando um indivíduo não cumpre com o esperado para a vida em uma sociedade civilizada e as instituições responsáveis pela manutenção dessa sociedade civilizada, juntamente com a própria sociedade civilizada, admite a agressão a sociedade civilizada como uma coisa aceitável, coloca em risco toda a sociedade civilizada e coloca em risco o frágil equilíbrio entre a civilidade e a barbárie.

Por que?

Porque na hora em que um indivíduo ou um grupo de indivíduos, seja qual for o motivo, não aceita e não respeita as normas estabelecidas, abre caminho para a instalação da barbárie, ou seja, abre caminho para o vale tudo. Abre caminho para a destruição de toda a conquista civilizatória que essa sociedade tenha conquistado.

Por essa razão, é dever de todas as instituições criadas para governar e para manter a sociedade civilizada, como também é dever de toda a sociedade civilizada e de cada indivíduo que faça parte dessa sociedade civilizada, não aceitar e lutar contra toda e qualquer forma de agressão para com essa sociedade civilizada. Que seja essa agressão vinda de um indivíduo, vinda de um grupo de indivíduos ou vinda de grupos organizados.

A civilidade deve ser inegociável, as normas criadas para manter a vida em uma sociedade civilizada devem ser inquestionáveis e o desrespeito para com as normas de civilidade deve ser inaceitável por todos e deve ser combatido por todos.

Sob pena de, por omissão ou por concordância, contribuir para a destruição do frágil equilíbrio entre a civilização e a barbárie.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário