Reinventar-se é preciso


A vida é feita de mudanças.

A vida é feita de mudanças de situação. A vida é feita de mudanças de clima.

A vida também precisa ser feita de mudanças de planos. A vida também precisa ser feita de mudanças de visão, mudança de visão sobre a própria vida e mudança de visão sobre o mundo ao redor. A vida também precisa ser feita de mudanças de foco. A vida também precisa ser feita de mudanças de atitude.

Sobretudo. A vida precisa ser feita de mudanças em nós mesmos.

Precisamos aprender a mudar nós mesmos. Aprender a mudar a nossa visão de mundo. Aprender a mudar a nossa visão da realidade ao nosso redor. Aprender a mudar a nossa forma de agir no mundo.

O nome disso é reinventar-se. Precisamos aprender a reinventar a nós mesmos a cada dia. Precisamos aprender a enxergar as mudanças que acontecem no mundo ao nosso redor e aprender a conviver com essas mudanças de forma equilibrada e saudável. Sob pena de ficarmos presos em esquemas ultrapassados. Sob pena de ficarmos presos em realidades paralelas. Sob pena de não acompanharmos as mudanças de atitudes que as mudanças de realidade no mundo ao nosso redor exigem de cada um, para que possa conviver de forma saudável e equilibrada com o mundo ao seu redor.

Reinventar-se é preciso, principalmente aprendendo formas mais saudáveis e equilibradas de viver no mundo. Reinventar-se é preciso, aprendendo formas mais equilibradas e saudáveis de lidar com a realidade a nossa volta. Reinventar-se é preciso, aprendendo a lidar com as mudanças do mundo de forma mais equilibrada e saudável. Reinventar-se é preciso, aprendendo a ter atitudes mais saudáveis e equilibradas.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com mais responsabilidade sobre a própria vida e sobre o mundo ao redor. Sabendo que são as suas atitudes que constroem o seu mundo.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com mais respeito e com mais empatia com as outras pessoas. Sabendo que todos somos iguais e diferentes ao mesmo tempo. Sabendo que todos temos sonhos e projetos para as suas vidas. Sabendo que cada um tem o seu próprio mundo particular, com as suas verdades, os seus desejos, os seus pontos de vista, as suas opiniões, a sua forma de enxergar o mundo.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com mais responsabilidade e consciência sobre as consequências das suas atitudes e das suas palavras. Sabendo que muitas vezes, as suas atitudes inconsequentes ou as suas palavras inconsequentes podem trazer consequências imprevisíveis e até trágicas, para si mesmo e para outras pessoas.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com mais consciência sobre o sentido do bem público e do espaço compartilhado. Sabendo usar os espaços públicos com consciência de si mesmo e com consciência do outro, com respeito ao outro, que seja nas estradas, que seja nas ruas, que seja nos estacionamentos, que seja nas praças, que seja nos supermercados, que seja nas lojas, que seja na vida.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com mais sentido de civilidade. Sabendo que civilidade significa conviver com o outro de forma civilizada. Sabendo que gentileza gera gentileza. Sabendo que as suas atitudes nos espaços públicos não é uma questão de quem pode mais nem de quem está no mundo para servir ou para ser servido. As suas atitudes nos espaços público e a sua atitude com o outro é uma questão de educação e de respeito. As suas atitudes nos espaços público e a sua atitude com o outro não é uma questão de dinheiro. As suas atitudes nos espaços público e a sua atitude com o outro não é uma questão de poder. As suas atitudes nos espaços público e a sua atitude com o outro não é uma questão de conhecimento. As suas atitudes nos espaços público e a sua atitude com o outro não é uma questão de títulos. As suas atitudes nos espaços público e a sua atitude com o outro é uma questão de educação. As suas atitudes nos espaços público e a sua atitude com o outro é uma questão de respeito.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com menos verdades prontas e mais pensamento analítico e pensamento crítico. Sabendo buscar as verdades dos fatos e não apenas reproduzindo ideologias, reproduzindo mentiras, reproduzindo ódio ou reproduzindo interesses obscuros.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com mais consciência política, mais consciência ecológica e mais consciência espiritual. Sabendo que consciência política é pensar no bem comum e não apenas defender com unhas e dentes partidos ou candidatos salvadores da pátria, enviados divinos. Sabendo que consciência ecológica não é apenas deixar de utilizar canudos de plástico, mas adquirir hábitos que contribuam para a sustentabilidade do planeta, se importando com cada ser vivo. Sabendo que consciência espiritual não é apenas ser engajado em alguma determinada religião ou denominação, muitas vezes até com atitudes fundamentalistas, próximo ao fanatismo, condenando todas as outras religiões, mas sabendo que consciência espiritual é maior que qualquer religião, que espiritualidade é transcendência, que espiritualidade é ligação com o todo, que espiritualidade é se importar com o todo.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com mais equilíbrio emocional. Sabendo colocar mais equilíbrio nas suas escolhas, sabendo colocar mais equilíbrio nas suas decisões, sabendo colocar mais equilíbrio nas suas atitudes, sabendo colocar mais equilíbrio nas suas relações com as pessoas e com o mundo.

Reinventar-se é preciso, para agir no mundo com um olhar mais humano e de mais equidade sobre o próximo. Sabendo que estamos todos no mesmo barco e que a construção de um mundo melhor para todos, depende da atitude de cada um.

Reinventar-se é preciso porque o mundo muda o tempo todo e nós precisamos também mudar para acompanhar as mudanças do mundo. Principalmente aprendendo a conviver de forma saudável e equilibrada com as mudanças de realidades.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário