A vida é feita de escolhas

 

Você sabia que a vida é feita de escolhas?

Você já percebeu que escolhemos o tempo todo?

Escolhemos ir ou escolhemos ficar.

Escolhemos fazer ou escolhemos não fazer.

Escolhemos que caminho seguir.

O tempo todo fazermos escolhas. Algumas escolhas não trazem grandes mudanças para as nossas vidas, mas algumas das escolhas que fazemos podem trazer consequências que irão mudar a nossa vida para sempre.

Algumas vezes, podemos fazer escolhas apenas pensando no momento presente, sem considerar que a vida também é feita de um dia depois do outro e que não existe fatos ou atitudes isoladas. Assim como as nossas escolhas que fazemos contribuem para construir a nossa vida, também as nossas atitudes são diretamente responsáveis pela construção da vida que estamos construindo.

É uma equação simples. As nossas escolhas e as nossas atitudes constroem a nossa vida. Salvo os percalços da vida; salvo os acasos da vida, inevitavelmente, vamos colher os frutos das nossas escolhas, vamos colher os frutos das nossas atitudes.

Muitas vezes, atribuímos ao destino, culpamos os governantes, culpamos pessoas do nosso convívio, atribuímos à sorte ou ao azar a até culpamos a Deus, pelos nossos infortúnios, pelas nossas frustrações, pelos nossos fracassos. Isso porque não desenvolvemos a capacidade de perceber que, apesar de não termos o total controle das nossa vidas, apesar de todos estarmos expostos à toda sorte de acontecimentos que a vida coloca na vida de todos, as nossas escolhas e as nossas atitudes diante de tudo o que nos acontece; as nossas escolhas e as nossas atitudes diante de todos os desafios surgidos na nossa caminhada da vida, as nossas escolhas e as nossas atitudes diante de todas as oportunidades que a vida coloca no nosso caminho, é o que vão fazer toda a diferença na vida que construímos. É o que vão fazer toda a diferença nos frutos que vamos colher.

Você alguma vez já pensou em como as suas escolhas e as suas atitudes têm contribuído para os resultados obtidos na sua vida?

Você alguma vez já avaliou em como as suas escolhas e as suas atitudes têm contribuído para a realidade da sua vida?

Nós somos livres para fazermos escolhas. Nós somos livres para escolhermos as nossas atitudes. Mas nós nos tornamos escravos das escolhas que fazemos. Nós nos tornamos escravos das atitudes que tomamos.

Porque toda escolha traz consequências. Toda atitude traz consequências.

Precisamos ter a consciência de que, sempre que fazemos alguma escolha, fazemos com a intenção de acertarmos e fazemos com os melhores recursos mentais, intelectuais e psíquicos que tivemos no momento.

Porém, precisamos saber que não somos obrigados a acertar sempre, pois, somos falíveis e imperfeitos.

Precisamos desenvolver a humildade de perceber quando as nossas escolhas não foram as melhores para o momento. Precisamos desenvolver a humildade de percebermos quando as nossas atitudes não foram as mais acertadas para o momento e para a situação.

Principalmente, precisamos desenvolver a capacidade de mudarmos. Precisamos desenvolver a capacidade de mudarmos quando percebemos que as nossas escolhas e que as nossas atitudes não foram as mais acertadas para o momento e para a ocasião.

Precisamos desenvolver a capacidade de aprendermos com os erros. Essa é a função positiva dos erros. Trazer aprendizado.

Aprender a aprender com os erros. Pois, assim, tiramos proveito dos erros para aprender a errar menos da próxima vez.

Necessário também saber que, mais importante do que aonde nos leva as escolhas que fazemos, é a forma como aceitamos e como encaramos as consequências das escolhas e das atitudes que tomamos. Porque assim, desenvolvemos a capacidade de mudarmos. Desenvolvemos a capacidade de analisarmos as nossas escolhas e as nossas atitudes e de mudar quando necessário.

Para que possamos ser felizes e para que possamos conviver de forma saudável e harmoniosa com as escolhas que fazemos, é necessário sabermos que não podemos seguir mais de um caminho. E assim, sempre que decidimos sobre que caminho seguir, devemos apagar da nossa mente as opções descartadas.

Muitas vezes, não conseguimos ser felizes com o caminho que escolhemos, porque não conseguimos nos desligar das opções que não escolhemos, e acabamos, por conta disso, sabotando o caminho escolhido.

A vida é feita de mudanças, e quem não acompanha essas mudanças, fica empoeirado. Fica preso nos velhos esquemas.

Porém, mudar não significa deturpar os valores.

Deturpamos os valores quando queremos que o ambiente mude para atender aos nossos desejos.

As verdadeiras mudanças não são as que provocamos no ambiente aonde vivemos, mas sim, as que provocamos em nós mesmos.

Precisamos aprender a usar os nossos dons para construir um mundo melhor. Se não podemos mudar o mundo, podemos pelo menos mudar o nosso mundo, o mundo ao nosso redor.

Podemos contribuir para melhorar o mundo das pessoas com as quais convivemos.

Precisamos aprender a perdoar. Perdoar primeiro a nós mesmos, para só assim podermos perdoar também aos que nos magoaram.

Ao praticarmos o exercício do perdão, podemos pensar que estamos fazendo algo por alguém, ao perdoá-lo. Mas, na verdade, estamos fazendo por nós mesmos.

Vida é movimento. Vida é mudança. Vida é transformação.

Principalmente, vida é transformação de si mesmo.

Sendo assim, para mudarmos de verdade, devemos sempre questionar:

Qual o propósito da minha vida?

Para onde estou conduzindo a minha vida?

Minhas escolhas e minhas atitudes me aproximam ou me distanciam dos meus objetivos de vida?

Que escolhas e caminhos devo seguir para atingir o propósito da minha vida?

As respostas para esses questionamentos devem sempre nortear os passos para a construção do nosso caminho e para a construção da nossa vida.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário