Civilidade Cidadania e Política

 

A vida é feita de altos e baixos. A vida é feita de perdas e ganhos. A vida é feita de vitórias e derrotas. A vida é feita de constantes desafios, aonde nem sempre saímos vitoriosos deles.

Exatamente por isso, a vida também é feita de aprendizado. A vida é feita de recomeços. A vida é feita de construção de novas estratégias. A vida é feita de mudança de planos. A vida é feita de renascimento para o novo. A vida é feita de abertura mental para a construção de novas formas de enxergar o mundo, novas formas de enxergar a si mesmo, novas formas de agir no mundo.

Porém, alguns conceitos deveriam está sempre presente na nossa vida. Alguns conceitos deveriam está sempre presente na nossa atuação no mundo, independente de qual seja a situação. Alguns conceitos deveriam está sempre presente na nossa vida, independente de qual seja os resultados que tenhamos obtido nas expectativas que tenhamos buscado e esperado.

Entre esses conceitos, em hipótese alguma, sob nenhum pretexto ou argumento, alguns não podem ser desprezados. Entre eles, obrigatoriamente devem está presente nas nossas escolhas e nas nossas ações o conceito de ética, o conceito de honestidade, o conceito de respeito ao outro, o conceito de empatia, o conceito de civilidade.

Como vivemos em sociedade, o conceito de civilidade deveria ser algo lembrado e valorizado por todos e em todas as situações.

O conceito de civilidade pode ser bastante amplo. Mas alguns comportamentos poder indicar características do que pode ser visto como conceito de civilidade.

Entre os comportamentos relacionados ao conceito de civilidade podemos destacar a gentileza na forma de lidar com as outras pessoas, nas mais diversas situações do nosso dia-a-dia. No trânsito, nas ruas, nas filas de supermercado, nos espaços públicos.

Como civilidade podemos destacar também a empatia para com o outro. Empatia no sentido de procurar compreender as dores do outro. Empatia no sentido de procurar compreender as limitações do outro. Empatia no sentido de procurar compreender as dificuldades e desafios enfrentados pelo outro.

Como civilidade podemos destacar também o respeito em relação ao outro. Respeito para com o outro em relação as suas escolhas de vida, respeito para com o outro em relação a sua forma de ser e de existir, respeito para com o outro em relação às suas crenças, religiosas ou não, respeito para com o outro em relação às suas escolhas políticas.

Como civilidade podemos destacar também o respeito em relação às normas de convivência criadas pela coletividade para permitir a convivência pacífica entre as pessoas na coletividade.

Como civilidade podemos destacar também o respeito às escolhas feitas pela coletividade.

Como civilidade podemos destacar também o respeito em relação a tudo o que for considerado um bem de todos, em relação a tudo o que for considerado um bem público - que seja um espaço público, que seja um patrimônio público.  

Como civilidade, podemos destacar também o exercício da política. A política vista como a arte do viver em comunidade com equilíbrio, respeito e harmonia. Como também a política partidária, tendo como princípio a escolha de membros da sociedade para que representem essa sociedade nas mais diversas necessidades, para conduzir os destinos da sociedade, para que exerça o papel de executor de ações que se traduzam em benefícios para a sociedade.

Como civilidade podemos destacar também o conceito de cidadania e o conceito de política.

Cidadania que não tem nada a ver com o desrespeito em relação as leis e aos regulamentos.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com campanhas alicerçadas em mentiras e em truculência.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com apologia a violência.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com apologia a ignorância, a grosseria e a falta de educação.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com apologia ao golpismo.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com apologia a estupidez.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com atitudes golpistas.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com depredação de patrimônio público.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com tentativa de destruição das instituições do país.

Cidadania e política, que não têm nada a ver com o desrespeito em relação às escolhas da maioria dos membros da sociedade.

Civilidade, cidadania e política.

Conceitos tão deturpados nos últimos tempos.

Civilidade, cidadania e política.

Conceitos que devem ser resgatados com o esforço de todos.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário