A Liberdade e os Limites da Liberdade

 

Muito se tem falado sobre liberdade nos últimos tempos.

Liberdade em vários sentidos.

Liberdade de expressão, liberdade de opinião, liberdade de escolha, liberdade de crença.

Mas o que é mesmo a liberdade?

Existe liberdade sem limites?

Quais os limites para a liberdade?

E quando a minha liberdade vai de encontro com a liberdade do outro?

E quando a minha liberdade agride a liberdade do outro?

A liberdade é algo tão importante e tão desejada que até a Bíblia faz menção à ela, quando diz que Deus deu a humanidade o livre arbítrio, ou seja, Deus deu a humanidade o poder de escolher o seu próprio caminho.

Até mesmo na Bíblia, já encontramos que a liberdade tem um preço. Até mesmo na Bíblia já encontramos que a liberdade tem limites.

Segundo os escritos bíblicos, Deus deu à humanidade o poder de escolher, de decidir a sua própria vida, porém, junto com a liberdade, Deus deixou claro também que cada um colheria as consequências de acordo com as suas escolhas.

Acredito que isso já responde todas as perguntas que fiz logo no início.

A liberdade não pode ser algo sem limites.

Defender a própria liberdade, como a própria liberdade de escolha por exemplo, como argumento para desprezar a liberdade de escolha de outros, já é por si só, uma demonstração de total desprezo não apenas pela escolha do outro, mas um total desprezo pelo outro.

Não tem como ser possível a liberdade irrestrita. Não tem como ser possível a liberdade absoluta. Uma vez que, a liberdade absoluta de alguém só seria possível com a total falta de liberdade de outros. A liberdade sem limites de alguém só seria possível com a total falta de direitos de outros.

E todos nós sabemos, ou pelo menos deveríamos saber, que isso só acontece em nações em que a população tem todos os seus direitos caçados. Isso só acontece em nações em que o poder é exercido de forma absolutista. Ou seja, isso só acontece em países totalitários, em países regidos por ditaduras extremistas, principalmente em países regidos por ditaduras extremistas que se utilizam de alguma religião de forma fundamentalista para coagir e para massacrar a população. 

Absurdamente, temos visto nos últimos tempos, em nosso próprio país, que sempre se orgulhou da conquista da liberdade. Liberdade que custou caro para muitos, e alguns, em nome dos seus interesses ideológicos e em nome dos seus projetos de poder, faz uso da defesa da liberdade sem limites, chegando ao extremo de defender até o direito de escolher a mentira como se verdade fosse, mesmo diante de fatos que comprovam essas mentiras.

Absurdamente, em nome da defesa da liberdade sem limites, defender o direito de impor aos outros a própria opinião, e até o direito de impor realidades totalmente em desacordo com a realidade verdadeira.

Absurdamente, em nome da defesa da liberdade sem limites, autoproclamados representantes de Deus, fazendo uso de textos bíblicos, com interpretações totalmente deturpadas, com o objetivo de manipular pessoas e até de fomentar o ódio, a mentira, a violência, o caos.

Absurdamente, autoproclamados escolhidos de Deus, autoproclamados paladinos da moral, autoproclamados salvadores da nação, mas que têm as suas trajetórias de vida, as suas histórias de vida, recheadas de exemplos totalmente opostos ao que pregam. Porém, em nome da defesa da liberdade sem limites, fazem uso de maneira imoral e ilegal de técnicas de manipulação de massas, para atingirem os seus objetivos ideológicos e os seus projetos de poder.  

Não. Não pode existir liberdade sem limites. E o principal limite para a liberdade tem que ser a liberdade do outro.

A minha liberdade de opinião tem que respeitar a liberdade de opinião do outro.

A minha liberdade de escolha tem que respeitar a liberdade de escolha do outro.

E o limite para a minha liberdade é o preço que eu estou disposto a pagar por ela. O limite para a minha liberdade é o preço que eu estou disposto a pagar pela minha liberdade.

Porque, assim como as escolhas, a liberdade também tem um preço.

Até porque, a principal característica da liberdade é o poder ter escolhas. A principal características da liberdade é poder escolher, é poder decidir sobre a própria vida e sobre o próprio destino.

Destino que aliais, tantas vezes paga a conta das escolhas mal feitas.

Quantas vezes, diante da colheita das nossas escolhas, costumamos dizer que foi o destino que quis assim. E os religiosos até dizem que foi Deus que quis assim.

Nem sempre. Claro que não temos de verdade o controle sobre a nossa vida. Claro que não temos de verdade o controle sobre os acontecimentos da nossa vida. Mas também é verdade que grande parte do que colhemos nada mais é do que os frutos daquilo que plantamos.

Alguns até dizem que estão sendo castigados, quando na verdade estão apenas colhendo os frutos das suas atitudes.

A liberdade talvez seja a coisa mais importante da vida. A liberdade talvez seja o bem mais importante da vida.

Mas também, a liberdade pode ser uma coisa perigosa.

Exatamente por isso, é preciso que aprendamos a usar a nossa liberdade e o nosso poder de escolha, para fazermos escolhas que se traduzam em valores positivos.

Devemos usar a liberdade para escolher plantar a compreensão em vez da intolerância.

Devemos usar a liberdade para escolher plantar a empatia em vez das ideologias.

Devemos usar a liberdade para escolher plantar o equilíbrio em vez do caos. 

Devemos usar a liberdade para escolher plantar o amor em vez do ódio.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário