Para ser feliz é preciso parar – Parte II

 

Clique aqui para ouvir o podcast 

Na publicação anterior, falamos sobre atitudes que podemos ter, que contribuem para a construção de uma vida de mais satisfação, para a construção de uma vida de mais felicidade.

No caso, não apresentamos especificamente atitudes que devemos ter, e sim, atitudes que devemos evitar para ser feliz. Coisas que fazemos e que devemos parar de fazer para ser feliz.

E hoje vamos dar continuidade ao tema, apresentando mais algumas coisas que devemos parar de fazer para ser feliz.

Para ser feliz é preciso parar de pensar que você não está pronto. Você sempre estará pronto para realizar os seus sonhos e projetos. Os principais recursos que você precisa para realizar os seus sonhos e projetos estão em você mesmo, os demais, você também pode encontrar em você mesmo as atitudes para fazer acontecer.

Para ser feliz é preciso parar de competir. Você não precisa competir com ninguém. Você não precisa provar nada para ninguém. Você não precisa ser melhor do que ninguém. Você precisa apenas ser você mesmo.

Para ser feliz é preciso parar de ter inveja. A inveja é o sentimento mais presente na vida dos medíocres. O invejoso, critica, desvaloriza ou até tenta destruir as conquistas dos outros, exatamente por se sentir incapaz de também fazer as suas próprias conquistas. Aprenda a valorizar as conquistas das outras pessoas. Aprenda a ficar feliz com as conquistas das outras pessoas. Afinal, toda conquista é fruto de algum esforço.

Para ser feliz é preciso parar de reclamar e de ter pena de si mesmo. Enquanto você tiver pena de si mesmo e só reclamar da vida, nunca vai encontrar as atitudes maduras e equilibradas para construir uma vida de realização e de felicidade.

Para ser feliz é preciso parar de guardar rancor. Guardar sentimentos de mágoas e de rancor apenas servem para lhe prender em situações, acontecimentos e pessoas que lhe fizeram mal no passado e lhe impedem de olhar para frente com serenidade e com a leveza que contribuem para uma vida melhor e mais harmoniosa.

Para ser feliz é preciso parar de culpar os outros por seus erros. Se os erros têm a função de produzir aprendizados, o primeiro passo para isso acontecer é assumir quando errar. Assumir os próprios erros é uma prova de maturidade e é também a oportunidade para consertar as consequências dos erros cometidos.

Para ser feliz é preciso parar de se envolver em relacionamentos pelas razões erradas. Ninguém precisa ser a metade da laranja de ninguém. Ninguém precisa necessariamente da presença de ninguém para ser feliz. Primeiro, você aprende a ser feliz com você mesmo, para só assim, poder compartilhar essa felicidade com outra pessoa.

Para ser feliz é preciso parar de rejeitar novas relações porque as do passado não deram certo. Se as relações do passado não deram certo, talvez seja porque os relacionamentos não tenham sido pelas razões certas. Se as relações do passado não deram certo, talvez seja por não ter sido a relação certa para você. No mínimo, as relações do passado devem servir de aprendizado, do que fazer e do que não fazer em futuras relações.

Para ser feliz é preciso parar de querer se sentir feliz o tempo todo. Isso não existe. Querer se sentir feliz o tempo todo apenas contribui para o sentimento de infelicidade.

Se sentir feliz é se sentir realizado, é se sentir satisfeito com a vida que construiu. O sentimento de felicidade com o sentido de plenitude, com o sentido de uma vida de alegrias e de prazeres o tempo todo não tem como existir, porque a vida também é feita de momentos nem tão alegres nem tão prazerosos. O que pode, e deve, fazer a diferença, é a forma como é valorizado os momentos. Se a pessoa valoriza mais os momentos bons ou se a pessoa valoriza mais os momentos não bons.

Para ser feliz é preciso parar de tentar alcançar a perfeição. Afinal, perfeição não existe. O que existe é o caminhar para a perfeição, mesmo sabendo que nunca iremos alcança-la.

A perfeição, assim como também a felicidade, são coisas que nunca iremos encontrar de forma plena. Porém, são coisas que não devemos esperar para encontrar apenas no final da caminhada da vida, e sim, devemos aprender a encontrar durante a caminhada da vida.

O sentimento de felicidade deve está relacionado sempre com o sentimento de satisfação. Com o sentimento de está satisfeito com as realizações que conseguiu. Com o sentimento de satisfação com as conquistas conseguidas. Com o sentimento de satisfação de ser a pessoa que se tornou.

Enfim. A felicidade deve está sempre atrelada com o sentimento de realização e de satisfação. Satisfação com o que conquistou na vida e satisfação com quem se tornou na vida.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

Administrador, Especialista em gestão de pessoas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário