Para ser feliz é preciso parar

 

Clique aqui para ouvir o podcast 

Construir uma vida de felicidade é algo que todos almejam, para si mesmo e para as pessoas com as quais se importa.

Mas todos sabemos que construir uma vida de felicidade exige algum grau de maturidade, exige algum grau de sabedoria, exige também algum esforço e as vezes exige até alguns sacrifícios.

Construir uma vida de felicidade exige também a prática do equilíbrio emocional. Exige a prática de fazer escolhas com maturidade e com sabedoria. Exige a prática de conduzir as atitudes com maturidade e com sabedoria.

Construir uma vida de felicidade exige também, além de ter maturidade e sabedoria para conduzir as atitudes, exige ter maturidade e sabedoria para saber o que evitar. Exige ter maturidade e sabedoria para saber o que parar de fazer para poder ser feliz.

Para ser feliz é preciso parar de perder tempo com pessoas que sugam a sua alegria.

Para ser feliz é preciso parar de perder tempo com pessoas que sugam o seu equilíbrio.

Para ser feliz é preciso parar de fugir dos seus problemas. Os problemas precisam ser enfrentados com sabedoria e com serenidade.

Para ser feliz é preciso parar de querer resolver os problemas dos outros. Nos problemas dos outros você só pode oferecer o seu apoio ou talvez até contribuir para que os problemas sejam resolvidos, porém, os problemas dos outros são problemas dos outros, não seus.

Para ser feliz é preciso parar de mentir para si mesmo. Encare a realidade como ela é. Encare as dificuldades como elas são. Encare as suas limitações com tranquilidade e com equilíbrio. Você não é obrigado a ser forte o tempo todo. Você não é obrigado a ser o melhor em nada.

Para ser feliz é preciso parar de colocar as suas necessidades em segundo lugar. Você também merece que as suas necessidades sejam atendias, afinal, você não é diferente de ninguém, você não é nem melhor nem pior do que ninguém.

Para ser feliz é preciso parar de tentar ser alguém que você não é. Seja você mesmo sempre. Você não precisa deixar de ser você mesmo para agradar a ninguém. Só precisa ter cuidado para não magoar nem machucar ninguém no seu caminho.

Para ser feliz é preciso parar de se apegar ao passado. O passado já passou e nada que você faça pode trazer o passado de volta. Se foi bom, agradeça pelo que viveu. Se foi ruim, agradeça pelo que aprendeu com a experiência. Acima de tudo, lembre-se que o passado já passou, não use o seu passado para justificar o seu presente. O passado já foi, o presente você está vivendo agora.

Para ser feliz é preciso parar de se apegar à coisas. Coisas são apenas coisas, por mais importantes que sejam. Claro que todos almejamos coisas que satisfazem os nossos desejos e para isso fazemos tantos sacrifícios e esforços, e não tem nada de errado com isso. Só precisamos aprender a não deixar que sejam as coisas que desejamos que ditem a forma como vamos viver a nossa vida.

Para ser feliz é preciso parar de ter medo de cometer erros. Todos cometemos erros. Afinal, somos seres falhos, e sempre seremos. Só precisamos ter o cuidado de não viver cometendo os mesmos erros. Devemos aprender sempre algo com os erros que cometemos, para cometer erros novos, os mesmos erros não.

Para ser feliz é preciso parar de se reprender pelos erros do passado. Afinal, são eles, os erros do passado, que contribuíram para a construção da pessoa que somos hoje. Se não fosse os erros que cometemos no passado, não tínhamos construído a maturidade e a sabedoria que temos hoje.

Para ser feliz é preciso parar de tentar comprar felicidade. Felicidade não se compra, felicidade de constrói. Isso não significa dizer que bens materiais não contribuem para a felicidade, claro que contribuem, mas não deve ser a coisa mais importante. Podemos ser felizes mesmo sem termos tantos bens materiais.

Para ser feliz é preciso parar de tentar encontrar felicidade fora de você. A felicidade sempre estará dentro de você, basta encontrá-la. Enquanto você acreditar que a sua felicidade precisa depender de pessoas, enquanto você acreditar que a sua felicidade depende de coisas, você não vai aprender a procurar a felicidade dentro de você mesmo.

E é só dentro de você mesmo que você pode encontrar a felicidade, nunca fora de você.

Procure e encontrará.

Gilson Tavares

Psicanalista Clínico e Organizacional

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário