Teste Perfil Eneagrama

 

 

O Eneagrama é um sistema criado há mais de 5 mil anos, que permite mapear os tipos psicológicos básicos do ser humano e é reconhecido mundialmente.

 

O Eneagrama enumera nove tipos de personalidade e possibilita a identificação das características mais marcantes de cada pessoa. A técnica é a forma ideal para reconhecer e fortalecer os aspectos positivos dos nossos comportamentos pessoais e profissionais e orienta como superar os comportamentos considerados “fracos”, através do autoconhecimento.

 

Todos nós possuímos um pouco dos nove traços, porém, um deles se sobressai. 

 

O ideal é verificar os perfis com os quais mais nos identificamos.

 

Pela complexidade do questionário, o mesmo precisa ser respondido em 9 etapas.

A cada final de etapa, anote o resultado da pontuação obtida.

 

Questionário Etapa A

Questionário Etapa B

Questionário Etapa C

Questionário Etapa D

Questionário Etapa E

Questionário Etapa F

Questionário Etapa G

Questionário Etapa H

Questionário Etapa I

 

Ao concluir a nona e última etapa, confira de acordo com o esquema abaixo.

Veja a etapa de maior pontuação.

 

No caso de empate, você terá tendência a mais de um traço, o que é normal, pois os nove traços se dividem em três grupos: centro físico, centro emocional e centro intelectual.

 

Conheça qual o seu perfil - Maior pontuação em:

 

Etapa 1 – Rigoroso
O traço 1 é crítico, questionador, perfeccionista e metódico. Exige tanto de si mesmo quanto dos outros. Alguns tendem a ser moralistas e gostam de ditar as regras do jogo. Quando falham, podem se sentir frustrados e manifestar agressividade. Profissionalmente esse traço tem aptidão para cargos como administração de empresas, direito e engenharia civil.

 

Etapa 2 – Benfeitor
É solícito, amoroso e tem necessidade de agradar aos outros. Acredita que tem muito a dar e gosta que isso seja reconhecido. Alguns perdem a liberdade por estar sempre tentando satisfazer os outros. Entre suas habilidades estão profissões ligadas à filantropia e beneficência, como psicólogos, esteticistas, cirurgião plástico, arquitetos e vendedores.

 

Etapa 3 – Ostentador
Ligados ao sucesso, priorizam a imagem que passarão para os outros. Buscam sempre fazer coisas para ter êxito que imaginam que será apreciado. São competitivos e gostam de ganhar e mostrar que são capazes. Devem ter cuidado com o excesso de vaidade. Tendem a ser líderes e podem se dar bem na carreira política, empresários, modelos e publicitários.

 

Etapa 4 – Melancólico
Este traço enxerga o sofrimento como uma maneira de fazer posição ao sistema e ao mundo. É inconformado com o presente, por isso está sempre ligado ao passado ou sonhando com o futuro. Alguns tornam-se até um pouco trágicos, porque sempre têm a impressão de que os outros são mais felizes e que, para eles as coisas são mais difíceis. Devido a grande sensibilidade, profissionalmente se adequam a profissões como as de artistas plásticos, escritores, poetas e assistentes sociais.

 

Etapa 5 – Racional
Cuidadoso, não faz nada sem antes refletir. Fica observando de longe para analisar cuidadosamente as situações e saber em que terreno pisará, porque têm medo de correr riscos. É desconfiado, reservado e deixa de lado as emoções. Por isso, pode acabar levando uma vida solitária. Este traço terá sucesso como pesquisador, astrônomo, físico e matemático.

 

Etapa 6 – Questionador
Está sempre imaginando o resultado das suas ações e por vezes costumam ver o lado negativo das coisas, porque sempre temem maus acontecimentos. Buscam a segurança e estabilidade. Quando se encontra em situações complicadas, quer resolver logo para passar o perigo. Se saem bem como advogados, sociólogos, antropólogos e críticos.

 

Etapa 7 – Impetuoso
Gosta de desfrutar os prazeres da vida sem muitos compromissos. Acha que trabalhar é um mal necessário para obter momentos de prazer e liberdade. Muitas vezes, é esperto e tem um ar desinteressado que o torna encantador. Gosta de liderar, mas de uma forma simpática e disfarçada para que não pareça liderança. Artes plásticas, artes cênicas, produção musical e fotógrafo, são profissões indicadas para esse traço.

 

Etapa 8 – Guerreiro
Procura viver intensamente, mesmo que isso signifique cometer excessos. Gosta do poder e luta por ele. Opõe-se e briga por tudo aquilo que considera justo. Não suporta a idéia de depender dos outros ou de ser considerado fraco. Não dá muita importância à moral social, que considera hipócrita. Adora ter o controle das situações e sempre cria suas próprias regras. Esse jeito atrevido do traço 8 o torna bom empreendedor, comerciante e inventor.

 

Etapa 9 – Pacífico
Aparenta ser acomodado ou conformado, não gosta de ser perturbado. Tem um jeito de ser o melhor dos amigos, porque procura sempre satisfazer os outros para obter esta tranqüilidade. É generoso porque quer permanecer sem problemas. Não costuma se comprometer e acaba concordando com o ponto de vista do outro apenas para não ter que discutir. Como é um bom ouvinte e articulador, a diplomacia e negociação são colocações no mercado indicadas à este tipo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário