A Inteligência Emocional é a capacidade de identificarmos os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerirmos bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
A inteligência emocional é o que capacita o ser humano a lidar com suas emoções, é o que o capacita a adequar-se às situações e criar relações interpessoais mais saudáveis.
No âmbito profissional nem sempre as pessoas com maior Quociente de
Inteligência Prática são as mais competentes para exercerem determinadas
funções. Pessoas com alto índice de Inteligência Emocional são as que
passam confiança e tranquilidade no ambiente de trabalho, são pessoas
mais felizes e mais motivadas. Por isto transmitem maior segurança e
motivação a todos que convivem com ela. E isso tem uma influência muito
grande na empregabilidade, principalmente em momentos de baixa oferta de
vagas, quando as empresas exigem maior qualificação dos candidatos. E
hoje, sem sombra de dúvida, podemos dizer que como maior qualificação
não implica apenas qualificação técnica ou experiência, mas
principalmente as competências comportamentais e emocionais.
Avalie sua Inteligência Emocional respondendo a esse rápido questionário
(15 questões), selecionando as afirmações abaixo que mais se aproximem
de sua experiência real.
Questionário Inteligência Emocional
Veja também:
Teste de Nível de Resiliência
Teste de Esgotamento Emocional
Teste de Ansiedade Pontual
Teste de Inteligência Emocional
Teste de Habilidades e Vocações
Teste de Grau de Psicopatia.
Questionário Nível de Estresse
Questionário Equilíbrio Emocional
Questionário Perfil Comportamental - Temperamento
Veja mais sobre esse e outros assuntos em:
Crônicas Psicanálise e Gestão Comportamental
Momento de Análise - Vídeos com Reflexões
Dicas rápidas - Gestão Comportamental: Pessoas e Negócios
Reflexões à luz de grandes pensadores da humanidade
Revista Online Gestão-Pessoas e Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário